Sindicato dos Jornalistas

segunda-feira, abril 29, 2024
InícioCOJIRASemana de Direitos Humanos dos Jornalistas Cariocas começa na terça

Semana de Direitos Humanos dos Jornalistas Cariocas começa na terça

pomba1

A luta pelos direitos humanos é atemporal. Pode estar numa trincheira do passado, ao revirar arquivos da ditadura em busca de verdades escondidas, ou numa assembleia nos tempos atuais, onde reclamações difusas se tornam justas reivindicações, e até mesmo na reflexão sobre o impacto que o genocídio de uma parcela da população pode trazer ao nosso futuro.
Para celebrar o Dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio convida para uma série de atividades entre os dias 10 e 12 em que não apenas os direitos fundamentais da categoria, mas de toda sociedade, estarão em debate – e com a sua participação.
A programação inclui a plenária dos jornalistas do Rio, uma roda de conversa promovida pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) sobre o aumento expressivo do número de jovens negros assassinados no país e a cerimônia de instalação da Comissão da Verdade dos Jornalistas. Os eventos serão realizados no auditório do sindicato, que fica na Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar, no Centro do Rio.
Acompanhe as twittadas mais interessantes sobre direitos humanos
Curta a página do evento no Facebook
Dia 10 _ Plenária dos Jornalistas Cariocas: Campanhas Salariais
Tem gente que trabalha em jornal, revista, TV, rádio, assessoria de imprensa, sindicato, empresa estatal, ONGs e tantos outros lugares, mas o que importa mesmo é que somos todos jornalistas. Para unir os anseios de toda a categoria, convocamos uma plenária no dia 10, a partir das 11h. O encontro resultará numa série de decisões que servirão de base para as campanhas salariais em curso.
Dia 11 _ Roda de conversa ‘Violência contra a juventude negra, mídia e direitos humanos’
O papel da mídia na escalada de assassinatos de jovens negros no país será tema desta roda de conversa, no dia 11, a partir das 17h. O evento terá a participação de Amir Oliveira Juniro, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e de Yedo Ferreira, do Movimento Negro Unificado.
Dia 12 _ Comissão da Verdade dos Jornalistas do Rio
O resgate da verdade escondida nos porões da ditadura militar sobre a repressão aos jornalistas e a censura, assim como as ligações dos patrões com o regime, serão as grandes contribuições à sociedade e à categoria da Comissão da Verdade dos Jornalistas do Rio. O colegiado, levado à frente pelo sindicato com o apoio de organizações de defesa dos direitos humanos, será inaugurado no dia 12 de dezembro, às 18 horas.

Mais notícias