Sindicato dos Jornalistas

terça-feira, abril 30, 2024
InícioCOJIRAI Congresso dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio começa nesta sexta

I Congresso dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio começa nesta sexta

LeD-1-internet-sem-ondas-site-01Começa nesta sexta-feira (14) o 1º Congresso dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio no auditório do Sindicato (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar, Centro do Rio). A situação da liberdade e dos direitos no Brasil nos últimos 50 anos, e as heranças da ditadura civil-militar para o exercício do jornalismo, conduzirão os debates nas três mesas programadas para os dois dias do evento.
A primeira delas ‘Liberdade e direitos nos 50 anos do golpe civil-militar’ discutirá como o monopólio da mídia herdado dos anos de chumbo ainda provoca conflitos entre o interesse público e o privado no país. Participam desta mesa a jornalista Ana Arruda Callado, presidente de honra da Comissão da Verdade do Sindjor-Rio, e o jornalista Álvaro Caldas, da Comissão da Verdade estadual-RJ. A conversa será conduzida pelo jornalista Randolfo de Souza, vice-presidente do Sindicato, a partir das 18h de sexta.
Na manhã de sábado (15), às 9h15, a mesa ‘Ética e exercício profissional no contexto dos megaeventos’ debaterá os limites da cobertura jornalística em grandes eventos, como a Copa do Mundo, em que os interesses econômicos podem ficar acima da busca pela verdade dos fatos, papel primordial da profissão. Para esse debate, convidamos a joprnalista Bia Barbosa, integrante da Comissão de Ética da Fenaj, o ex-jogador de futebol e colunista de ‘Carta Capital’, Afonsinho, além do historiador Renato Lemos. A mediação será da jornalista Claudia de Abreu, secretária-geral do Sindicato.
Já em ‘Violência, violações de direitos e o mundo do trabalho’, às 11h30, estarão em debate as mudanças no mundo do trabalho do jornalista que, com acúmulo de funções e sobrecarga horária, está cada vez mais precarizado – o que contribui para uma pior na qualidade do conteúdo produzido. Para esta mesa, estão convidados Jardel Leal, economista do Dieese, Isabela Vieira, repórter da Agência Brasil (EBC), e Gustavo Barreto, assessor de comunicação da ONU. Paula Máiran, presidente do Sindicato, faz a mediação.
Além dos debates, o Congresso terá lançamentos do livro ‘Gracias a La Vida’, de Cid Benjamin, de uma coletânea de revistas do ‘Fradim’, compilada por Ivan de Souza, do Instituto Henfil, e de ‘Companheiros em Luta: a greve dos jornalistas de 1979’, obra de Marco Roxo. O congresso terá ainda votação de teses e de delegados que vão representar o Rio no Congresso Nacional dos Jornalistas, em abril, em Maceió (AL).
Confira a programação:
SEXTA DIA 14
18h – Mesa de abertura (Sindjor Rio / Sindjor estadual / Sindicato dos Radialistas / Arfoc / ABI / Fenaj /Cojira / Comissão de Ética)
+ Homenagem a Caó, ex-presidente do Sindicato, pelos 25 anos da lei que leva seu nome
19h – Mesa 1: Liberdade e direitos nos 50 anos do golpe civil-militar
20h – Coquetel e lançamento do livro ‘Gracias a la vida’, de Cid Benjamin
SÁBADO DIA 15
9h – Aprovação do regimento interno
9h15 às 11h15 – Mesa 2: Ética e exercício profissional no contexto dos megaeventos
11h30 às 12h45 – Mesa 3: Violência, violações de direitos e o mundo do trabalho
12h45 às 14h- Almoço
14h – Lançamento de reedição das revistas do ‘Fradim’, de Henfil e do livro ‘Companheiros em Luta: a greve dos jornalistas de 1979’, de Marco Roxo
14h30 – Grupos de trabalho para a discussão das teses que serão apresentadas no Congresso Nacional dos Jornalistas
15h30 – Votação de teses e escolha de delegados para o Congresso Nacional dos Jornalistas
17h – Atividade cultural de encerramento
Informações adicionais:
Bernardo Moura
967373495
994392951

Mais notícias