Sindicato dos Jornalistas

domingo, abril 28, 2024
InícioOpiniãoTodo apoio ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de...

Todo apoio ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e à sua diretoria

Nota pública do Movimento Luta, Fenaj!
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e sua diretoria estão sendo alvos, neste momento, de fortes ataques, que procuram confundir a nossa categoria profissional e jogá-la contra a entidade que a representa. Esses ataques partem de um setor do patronato capitaneado pelas Organizações Globo e são reforçados por um grupo de ex-dirigentes sindicais, derrotados na eleição de 2013, que tentam surfar na onda de calúnias e desinformação para, com isso, desgastar e enfraquecer a atual direção do Sindicato.
Depois de muitos anos de acomodação frente ao patronato, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro vive sua melhor fase, cumprindo o papel que deve caber a uma entidade de representação sindical:defesa plena e sem vacilação dos interesses econômicos e dos direitos sociais e políticos da categoria. O que implica enfrentar a ganância, a prepotência e as manobras dos empregadores, sempre interessados em multiplicar seu capital, aumentar seus ganhos e sua produtividade às custas da força de trabalho dos jornalistas.
Ao contrário do que afirmam seus detratores, a atual direção do Sindicato tomou uma série de iniciativas para combater e evitar que sejam cometidas violências contra jornalistas, em especial pela Polícia Militar mas também por manifestantes, durante a cobertura de eventos. A garantia de segurança para os repórteres em toda e qualquer cobertura de risco é uma preocupação permanente, que tem levado o Sindicato a exigir providências concretas tanto dos empregadores como de autoridades (vide http://goo.gl/Uy4jKN). A entidade contratou e colocou à disposição da categoria um advogado criminalista, para os casos em que se fizer necessário. A atual direção não tolera e não compactua com agressões a jornalistas, partam de onde partirem.
A atual direção está fazendo jus ao programa que apresentou à categoria em 2013 e com o qual se elegeu. Tem combatido a precarização, as burlas trabalhistas, o arrocho salarial, o assédio moral. Tem procurado reatar os laços entre os jornalistas cariocas e o Sindicato, esgarçados por sucessivos mandatos anteriores, que buscavam manter “relações cordiais” com os donos da mídia. A firme atuação dos novos diretores do Sindicato incomoda os patrões, que preferiam lidar com a complacência dos antigos dirigentes.
Por meio de sua presidente, Paula Máiran, o Sindicato participou da recente mobilização de entidades de jornalistas de todo o país, no Congresso Nacional, com a finalidade de pressionar os parlamentares pela aprovação da PEC do Diploma.
O Movimento Luta,Fenaj! solidariza-se firmemente com a atual direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, por seu comportamento combativo, e chama os jornalistas cariocas a lutarem em sua defesa. O que está em jogo nesse momento não é apenas a presente gestão: o principal alvo dos ataques é o Sindicato!
Os patrões querem fragilizar a entidade, domesticá-la, anulá-la. Querem uma volta aos velhos tempos. A essas manobras, os jornalistas conscientes da necessidade de uma entidade de representação classista forte e combativa estão convidados a responder com um vigoroso e enérgico apoio à atual direção e à entidade.
Movimento Luta,Fenaj!
30/7/2014

Mais notícias