Sindicato dos Jornalistas

domingo, abril 28, 2024
InícioOpiniãoTodo apoio ao Sindicato dos Jornalistas do RJ

Todo apoio ao Sindicato dos Jornalistas do RJ

Em apoio ao Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, que vem sofrendo um processo de linchamento na imprensa, o SINDSCOPE subscreve a nota abaixo.
“O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro assumiu um importante papel nos acontecimentos políticos que no último ano tomaram a nossa cidade. A atual diretoria, que tomou posse em agosto de 2013, corajosamente rejeita o apoio irrestrito às linhas editoriais pautadas pelos interesses das grandes empresas de comunicação, que há décadas monopolizam os meios de comunicação e ameaçam o direito à informação no Brasil.
Uma das marcas disso é o respeito à comunicação comunitária e às mídias alternativas, considerando os profissionais que nela trabalham como jornalistas que merecem igualdade de tratamento em relação aos colegas da imprensa de grandes empresas da mídia. Com essa postura, o SJMRJ constantemente é apontado na imprensa tradicional como sendo contrário aos interesses dos jornalistas, sempre entendidos exclusivamente como os trabalhadores das grandes empresas citadas.
Desde junho de 2013 foram inúmeros os ataques sofridos por jornalistas. A maioria deles proveniente das forças policiais, mas alguns desferidos por manifestantes, sendo o caso mais dramático o do cinegrafista Santiago Andrade, morto pelo disparo de um rojão. O SJMRJ cumpre seu papel de defender a liberdade de imprensa, seja qual for, e se opõe, como se espera de qualquer entidade classista, à qualquer tipo de violência que impeça o trabalho de profissionais que ele representa. Buscando garantir entendimentos e diálogo, o SJMRJ organizou uma reunião entre jornalistas e manifestantes.
Consideramos iniciativas como essa um sinal de uma atuação democrática e que rompe com corporativismos que são contrários à construção de um jornalismo compatível com a democracia. Democratizar as comunicações é tarefa de toda a sociedade, mas também dos profissionais de comunicação. E acreditamos que o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro é fundamental nessa luta.”

Mais notícias