Sindicato dos Jornalistas

sábado, abril 27, 2024
InícioOpiniãoMST apoia Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro

MST apoia Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem por meio desta nota se solidarizar com a atual diretoria do Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Os recentes ataques que este sindicato vem sofrendo partem de setores ligados aos patrões da grande mídia, e provam uma vez mais que o capital reage sempre que é atacado.
E esse foi o caso da gestão atual do Sindicato dos Jornalistas. Em pouco tempo, foram realizadas diversas ações que resultaram na notificação de empresas pelo Ministério Público do Trabalho.
O MST condena qualquer tipo de violência contra trabalhadoras e trabalhadores. Sabemos distinguir os patrões, que definem a linha editorial da grande imprensa, dos jornalistas que a executam. Por isso, somos contra as agressões sofridas pelos trabalhadores no exercício de sua função durante as manifestações, da mesmo forma que o Sindicato dos Jornalistas, que se manifestou, acolheu, e fez denúncias sobre todos os casos de violência relatados.
O Rio de Janeiro passa por um momento sui generis. As instituições democráticas estão seriamente ameaçadas na implementação de um estado policial, que trata pobres e manifestantes como terroristas, e cujo Poder Judiciário se submete completamente ao Excecutivo com objetivo único garantir a realização, a qualquer custo, dos mega eventos esportivos.
É um momento em que se faz necessário, mais do que nunca, uma imprensa fiel aos interesses da classe trabalhadora. Por isso, construímos nossos meios de comunicação popular como forma de vencer o bloqueio e a criminalização que nos são impostos pelos meios de comunicação da burguesia. Um sindicato que apoia a comunicação popular cumpre com sua obrigação social de democratizar e pluralizar as vozes no nosso país.
Por isso, todo nosso apoio ao Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.
 

Mais notícias