Sindicato dos Jornalistas

domingo, abril 28, 2024
InícioCOJIRAChapa 3: Nenhum Direito a Menos

Chapa 3: Nenhum Direito a Menos

Curta a nossa página no Facebook
Finalmente chegou a semana da votação!
Não deixe de participar da eleição do sindicato que começa amanhã (17) e se encerra na próxima quinta (19). Ajude, assim, a garantir uma próxima gestão comprometida com a luta pelos direitos dos e das jornalistas. sua participação é fundamental.
Se você não leu o nosso jornal ainda, acesse o link abaixo e dê uma conferida nos princípios que apresentamos.
Clique aqui para ler o jornal on-line
Vote “Chapa 3 – Nenhum Direito a Menos” para a diretoria do sindicato e “Chapa 2 – Hora de Reagir” para a diretoria da Fenaj.
Não deixe de votar também nos nossos indicados para o Conselho de Ética e Conselho Fiscal.
Confira a nossa página no Facebook
—-
Olá, colega! Convidamos você a participar da eleição do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Como diz o nome da nossa chapa, “nenhum direito a menos” será um dos nossos principais eixos de atuação. Entendemos que, após longo período de imobilismo e afastamento da categoria, a última gestão do sindicato teve o mérito de trazer a instituição de volta para as lutas da categoria. Reivindicamos o legado combativo da última gestão, que batalhou inclusive para reconquistar um piso salarial que não tínhamos no Rio de Janeiro há anos.
Reivindicamos a presença em mobilizações importantes da categoria, como na recente greve do jornal “O Dia” e nas lutas cotidianas na EBC. Da mesma forma como as importantes ações desenvolvidas junto à categoria no Lance, na Tupi, no Jornal do Comércio e em outros. Da mesma forma, a defesa de uma atuação profissional pautada pela garantia dos direitos humanos. Por fim, vale citar a importância da luta pela democratização da comunicação, que era bandeira da gestão passada e também é nossa. Se eleitos, pretendemos seguir nesse caminho, aprofundando as conquistas.
Defendemos a valorização do trabalho de jornalistas, combatendo a precarização do trabalho, o assédio moral e o achatamento salarial que atinge as redações, assessorias e praticamente todos os nossos postos de trabalho.
Por outro lado, reconhecemos que há outros desafios nos quais a última gestão não conseguiu avançar muito. Um deles é o compromisso intransigente com a defesa do combate às opressões (machismo, racismo e LGBTTfobia). Muito pouco foi feito concretamente nesse sentido. Da mesma forma, nos parece um desafio do movimento sindical de conjunto se reinventar, até mesmo para atrair filiados mais jovens. Muitos dos que se formam em Jornalismo hoje não se sindicalizam. Evidentemente, há muitos fatores que ajudam a explicar isso, mas certamente um deles é a própria cultura política do movimento sindical, tantas vezes marcada por burocratismos, disputas fratricidas e manifestações de machismo, racismo e homofobia.
Defendemos a construção de um sindicato democrático e combativo, no qual a política de defesa da manutenção e conquista de direitos é definida a partir do diálogo permanente e aberto com toda a categoriaSomos contra a política de conciliação com patrões que vigorou no sindicato por cerca de duas décadas e que resultou na perda do piso da categoria e no achatamento da média dos salários, fazendo com que no Rio de Janeiro, uma das duas cidades mais caras do Brasil, tenhamos uma média salarial menor do que na maioria das grandes cidades.
Para atrair quem está chegando na categoria, precisamos nos reinventar tanto com relação a nossa cultura de movimento quanto com relação ao funcionamento do sindicato: precisamos ter uma estrutura democrática, com participação permanente da categoria e abertura da sede para iniciativas como a cooperativa de jornalistas, que já utiliza o espaço, e outras que eventualmente surjam.
Colega, queremos construir com você o sindicato que todos nós merecemos.
Chapa 3: Nenhum Direito a Menos!
unnamed
 
 
 
 
 
 
 
 
Diretoria colegiada
Administração e Finanças
Membro da Executiva: Edison Corrêa
Edison Corrêa é jornalista há 22 anos. Pós Graduado (MBA) em Administração de Marketing e Comunicação Corporativa, passou por redações de jornais, foi coordenador de conteúdo de um portal religioso, editor de uma revista sobre kart e prestou serviços em assessorias públicas e privadas: Sindicato dos Corretores de Imóveis/RJ, Unimed Rio, Sotreq, Prefeitura do Rio, Secretaria Estadual de Educação/RJ, Secretaria Estadual de Cultura e Esportes/RJ, Secretaria de Educação/Niterói-RJ, Secretaria Municipal de Habitação/RJ, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Câmara Municipal/RJ e Assembleia Legislativa/RJ. Foi o primeiro assessor de imprensa das subprefeituras dos bairros de Madureira e Méier/RJ, além de proprietário de dois jornais comunitários no Grajaú/RJ, onde também exerceu os cargos de vice-presidente de comunicação do Grajaú Country Clube e diretor da associação de moradores do bairro. É egresso dos movimentos estudantis (UBES e UNE), onde foi “cara pintada” no “Fora Collor” como presidente do Diretório Acadêmico (DA) de Comunicação Oduvaldo Vianna Filho da UNESA/RJ. Atualmente exerce os cargos de Assessor de Imprensa na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e Editor-Responsável da Cooperativa de Profissionais de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Portal SolidáRio), bem como colunista do Portal Balzaqueando e do Jornal Vila em Foco.
1º Suplente: Isabela Vieira
Isabela Vieira é jornalista há dez anos, acumula experiência em Reportagem, Comunicação Estratégica e Relações Públicas, tendo participado de projetos com a sociedade civil e fundações internacionais. Atualmente, seu principal trabalho é na comunicação pública, na EBC, onde já recebeu os Prêmio Petrobras de Jornalismo (2014), Prêmio Abrelpe (2010) e Prêmio Fiema (2010). É também representante (suplente) dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa e integra a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, a Cojira-Rio.
2º Suplente: Vladimir Platonow
Vladimir Platonow é jornalista, formado pela PUC-RS. Atualmente trabalha como repórter da Agência Brasil, integrando o quadro de funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Diretoria do Jurídico
Membro da Executiva: Paulo Araújo
Paulo Roberto Santos Araújo (Paulo Araújo) é fotojornalista com 38 anos de experiência no mercado editorial. Formado em Jornalismo em Jornalismo, pela UNESA- Universidade Estácio de Sá- em julho de 2009. Concluindo Pós- graduação em Roteiro para Cinema e Televisão na UVA- Universidade Veiga de Almeida. Trabalhou nas principais revistas brasileiras, tais como: Veja, Manequim, Cláudia, Casa Cláudia, Contigo, Isto É, Afinal, e Bola no Chão. E em importantes jornais cariocas, tais como:Gazeta de Notícias, O Fluminense, Jornal do Brasil, O Globo, no Jornal O Dia, como coordenador da fotografia, e na TV O Dia(online) como apresentador, câmera- man, editor de vídeo, produtor, e webjornalista- produzindo vídeos jornalísticos, apresentador do Programa Religião e Fé- abordando temas religiosos em geral. Atualmente trabalha como professor, ministrando a disciplina de Fotojornalismo, no curso de Pós graduação em fotografia, da Universidade Unigranrio, como Editor de imagens no Portal Solidário, e como Presidente- eleito- da Cooperativa de Jornalistas do Rio de Janeiro.
1º Suplente: Clarice Basso
Jornalista formada pela UFRGS, 33 anos. Há quatro anos trabalha na praça do Rio de Janeiro da TV Brasil, da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, empresa de comunicação pública. Foi representante na Comissão de Empregados da EBC em 2014, sempre combatendo os desrespeitos ao Acordo Coletivo de Trabalho e o assédio moral muito presente na empresa e atuando pela negociação do Plano de Cargos Remuneração. Em 2015 integrou o Comitê de Prevenção a Acidentes de Trabalho – Cipa da EBC, conseguindo diversas melhorias estruturais e de segurança na empresa. No Rio Grande do Sul trabalhou em diversas assessorias de imprensa, especialmente na área cultural e jurídica, em produtoras audiovisuais e com comunicação interna empresarial.
2º Suplente: Pedro Martins
Pedro Martins tem 34 anos e formou-se em jornalismo na UFRJ em 2007. Atualmente trabalha no Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) como editor e repórter do site de notícias Canal Ibase, que visa dar espaço aos diversos atores da cidadania ativa que não têm suas pautas acolhidas na grande mídia. Já fez a assessoria de mandatos parlamentares e também da Editora Garamond. Trabalhou na ONG Criar Brasil produzindo conteúdos em áudio, vídeo e texto. Foi secretário-executivo da Associação Mundial de Rádios Comunitárias no Brasil de 2011 a 2013 e depois Representante Nacional da entidade entre 2013 e 2015. Acredita nas rádios comunitárias como elemento fundamental para democratização e acesso ao direito à comunicação por vocalizarem discursos sem espaço nas mídias tradicionais e por disputarem o espectro eletromagnético na perspectiva de o mesmo ser encarado como um bem comum e não como algo privado voltado para os lucros.
Diretoria de Comunicação
Membro da Executiva: Silvana Sá
Jornalista formada pela PUC-Rio. Aos 33 anos, acumula experiências em assessoria de imprensa (Espalhafato Comunicação e BBDTVM) e na redação da Folha Dirigida Online. Integra, desde 2010, a equipe de Jornalismo da Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj-SSind). A maior parte de sua trajetória profissional foi constituída em redações de sindicatos ligados à educação no Rio de Janeiro. Trabalhou, ainda, na assessoria de imprensa da Federação Nacional de Sindicatos de Engenheiros. Durante sua formação universitária foi repórter comunitária do Jornal O Cidadão, da Maré. Experiência que fez com que todo o seu trabalho se baseasse na defesa intransigente dos direitos humanos, nas liberdades individuais e na democratização da Comunicação.
1º Suplente: Vitor Machado
Vitor Machado, 31 anos, jornalista graduado pela PUC-RJ, está há 11 anos rodando pelas redações do Rio de Janeiro. Trabalhou nas editorias Rio e Jornais de Bairro, no Globo, e na de esportes do Extra e do Jornal O Dia. Neste último desde 2010, faz parte da comissão de empregados que há um ano dialoga com os patrões, em meio à crise da empresa que tem ceifado direitos dos trabalhadores. Integrante também da comissão da greve, que durou um mês, busca na atuação sindical intensificar a luta pela defesa da profissão, cada vez mais desvalorizada, e contra os abusos dos patrões.
2º Suplente: Bruno Marinoni
Jornalista, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Comunicação e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Assessor de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da Unirio (Adunirio). Integrante do Coletivo Intervozes, foi repórter do Observatório do Direito à Comunicação, portal dedicado ao acompanhamento das políticas de comunicação e das mobilizações em defesa do direito à comunicação. Trabalhou como assessor de comunicação no terceiro setor com organizações que lutam pela regularização fundiária e pela saúde mental da população das periferias. Durante a faculdade, teve experiência como estagiário no jornal O Povo, de Fortaleza (CE), e como assessor de imprensa do Sebrae.
Diretoria de Formação
Membro da Executiva: Carol Barreto
Carol Barreto tem 30 anos. Se formou em Jornalismo na UFRJ em 2009 e em História na UNIRIO em 2012. No início de sua carreira, trabalhou como jornalista sindical na ADUFF (Associação dos Docentes da UFF) e na FNA (Federação Nacional dos Arquitetos). Depois, ingressou por concurso público na EBC em 2013. Inicialmente, trabalhou na produção da TV Brasil. No momento, é repórter das Rádios Nacional e MEC do Rio de Janeiro. A UFRJ solicitou sua cessão à EBC para atuar como jornalista da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da universidade, e também para trabalhar na implementação de rádio FM cuja concessão a instituição obteve junto ao Ministério das Comunicações. Neste momento, a tramitação do processo de cessão nas instâncias internas da EBC está para ser concluída. Carol foi da Comissão de Empregados da EBC em 2014, sempre combatendo os desrespeitos ao Acordo Coletivo de Trabalho e o assédio moral muito presente na empresa, e também atuando na negociação do Plano de Cargos e Remuneração. Em 2015, integrou a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho – Cipa da EBC, tendo lutado por melhorias estruturais e de segurança na empresa. Já participou de duas greves e uma paralisação na empresa e no momento está engajada de corpo e alma na defesa da comunicação pública dos ataques do Governo Temer. ‪#‎ficaEBC ‪#‎foratemer
1º Suplente: Elisa Monteiro
Elisa Monteiro é jornalista, formada pela UERJ. Integra a equipe de Jornalismo da Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj-SSind).
2º Suplente: Lara Abib
Formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2009, atua e trabalha no Rio, desde 2012, como jornalista da Associação Docente da Universidade Federal Fluminense (ADUFF). A ainda pequena experiência profissional se deu na imprensa sindical. Já trabalhou na assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários/ES e e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes).
Diretoria de Relações Institucionais e Combate às Opressões nas Relações de Trabalho
Membro da Executiva: Gizele Martins
Gizele Martins, 30 anos, jornalista formada pela Puc-Rio. Trabalhei durante dois anos na Empresa Brasil de Comunicação, TV Brasil, na Gerência de Comunicação na função de Assessora de Comunicação. Trabalhei no Conselho Regional de Psicologia durante três anos na Assessoria de Comunicação. Desde 2007, sou correspondente da Revista Viração, ela circula em todo país. E, por mais de 10 anos, atuei como comunicadora no Jornal O Cidadão, que circula há 17 anos no Conjunto de Favelas da Maré. Atualmente, organizo cursos de Extensão pela UFRJ, com o tema de Comunicação e Direitos Humanos, na Maré. Estou também no primeiro ano de mestrado no tema: Comunicação, Educação, Cultura e Periferia, na Febf – UERJ.
1º Suplente: Flávio Rosa
Em 1988, começou na diagramação, passou por vários jornais Fluminense, Última Hora, O Povo na Rua, Commércio, O Dia, Sport, A Notícia, Extra, Expresso, Lance e O Globo. Participei de vários projetos no jornal Extra e projeto gráfico do Expresso. Formado em bacharel Designer gráfico na UniCarioca. Cursos específicos no liceu Arte Ofício e Senai.
2º Suplente: Martha Neiva Moreira
Tem 44 anos e foi repórter, chefe de reportagem e editora assistente nos jornais O Dia, JB e O Globo. Foi editora de material impresso na Multirio, produtora de mídia pública da prefeitura do Rio de Janeiro por oito anos. Atualmente é mestranda em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, da Escola de Comunicação da UFRJ, e coordenadora de Comunicação no Ibase, organização social com 35 anos de atuação em pesquisas e projetos sociais no país.
Comissão de Ética:
Cátia Guimarães é jornalista, formada pela Escola de Comunicação da UFRJ, com especialização em Comunicação e Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica, da Fundação Oswaldo Cruz. Mestre em Comunicação e Cultura, também pela ECO/UFRJ, e doutora em Serviço Social pela mesma universidade, tendo desenvolvido pesquisa de tese sobre jornalismo, ideologia e contra-hegemonia. É servidora pública da Fiocruz, onde atua como jornalista da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, abordando, principalmente, os temas de saúde, educação e trabalho.
Cláudio Tostes é carioca, jornalista político, nasceu em 1970 no Rio de Janeiro e morou em diversos países, tendo se tornado correspondente internacional no Canadá. Tem 25 anos de participação em movimentos sociais e trabalhou em organismos de cooperação internacional.
Renata Souza é doutoranda da linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Realizou o estágio de doutorado-sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2015). É mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). É graduada nas áreas de Jornalismo (2007) e de Publicidade (2009) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Tem experiência em Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo comunitário, jornalismo político, teoria da comunicação, leitura crítica, direitos humanos e favelas. Trabalhou durante 12 anos no jornal comunitário O Cidadão, na favela da Maré. Passou pelas redações do jornalismo sindical dos Correios e dos Técnicos Administrativos da UFRJ (Sintufrj). Atualmente, é assessora de comunicação parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Conselho Fiscal:
Paula Máiran, 48 anos, formada em Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal Flumimense (Uff) há 23. Começou no Jornal do Brasil, onde trabalhou três vezes, e também no Estadão, no Dia, no Extra, na Folha, no Fluminense, no Destak, assim como em assessorias de imprensa de várias organizações privadas, como a Resh Comunicação, pela qual atendeu diversas empresas e ONGs, como a ESPM e o Circo Social Crescer e Viver, e públicas, como no Detran-RJ e no mandato do deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos Marcelo Freixo. Atualmente atua como freelancer e preside o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Luta pelos direitos humanos, pelos direitos dos trabalhadores, pela democratização da comunicação, em defesa da comunicação popular e por um jornalismo voltado para o interesse público.
Cecília de Moraes é jornalista, com pós-graduação em Opinião Pública, Mídia e Estratégias de Comunicação Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ, e em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Atuou como repórter em rádios e jornais da cidade do Rio de Janeiro; como freela em Londres; e em assessoria de imprensa/comunicação. Atualmente é assessora de imprensa de mandato parlamentar na Câmara Municipal do Rio.
Viviane Tavares, 31 anos, jornalista graduada pela Universidade Federal Fluminense com especialização em Gestão Estratégica da Comunicação. Trabalhou com comunicação empresarial por seis anos em empresas como Siemens e Contax, integrou a equipe de comunicação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz e atualmente coordena a comunicação do mandato do deputado estadual Flavio Serafini (PSOL/RJ).

Mais notícias