Sindicato dos Jornalistas

sábado, abril 27, 2024
InícioOpiniãoMonteiro Lobato, um Jornalista

Monteiro Lobato, um Jornalista

Fábio Tubino*
 
Foi exatamente num 18 de abril de 1882 que Monteiro Lobato, um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos iniciava sua passagem por esta vida.
 
Toda a minha geração conheceu o conjunto educativo de sua obra de livros infantis. O Sítio do Pica Pau Amarelo fez sucesso na TV e sempre foi muito bacana.
 
Vale ressaltar que Lobato foi advogado e Jornalista atuante. Em 1918, comprou a Revista do Brasil e passou a dar espaço para novos talentos. Tornou-se um intelectual engajado na causa do nacionalismo, a qual dedicou uma preocupação fundamental, tanto na ficção quanto nas crônicas publicadas. 
 
Lobato passou a tratar os livros como produtos de consumo, com capas coloridas e atraentes, e com produção gráfica  criou também uma política de distribuição, novidade na época.
 
Logo fundou a editora Monteiro Lobato & Cia., depois chamada Companhia Editora Nacional, com a obra “O Problema Vital”, um conjunto de artigos sobre a saúde pública. Para quem não sabe traduziu também A Luta pelo Petróleo, de Essad Bey, fazendo uma introdução a respeito da questão do petróleo no Brasil.
 
Lobato nos deixou um lindo e importante legado.
 
*Fábio Tubino é Jornalista e diretor de Formação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro

Mais notícias