Linda é a luta!

Neste momento de graves ataques à democracia e aos direitos no Brasil, o que não faltam são ataques ao jornalismo – e, especialmente, ataques às jornalistas que, apenas por fazerem seu trabalho, se tornaram alvo constante de misoginia e mentiras espalhadas pelo ocupante do Palácio do Planalto e sua milícia virtual.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro – cuja atual diretoria é majoritariamente feminina – convida as mulheres da categoria a se somar à luta de todas as mulheres por direitos e por voz.
No Rio, grupos e coletivos de mulheres convocam dois atos pelo Dia Internacional da Mulher:
No domingo, dia 8/03, acontece a Farofada Feminista, no posto 4, em Copacabana, às 10h.
Na segunda, dia 9/03, estaremos todas juntas no Ato Unificado pelo Dia de Luta Internacional da Mulher, na Candelária, às 17h.
Lembrando que os homens também são bem-vindos para apoiar esta luta!

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) está articulando, juntos aos Sindicatos da categoria, uma agenda de mobilizações para marcar o mês de Março como período de luta das profissionais jornalistas. Rodas de conversa, debates, oficinas e aulas públicas devem acontecer até o fim do mês em todas as regiões do país.
A Federação orienta as trabalhadoras jornalistas a se integrarem às marchas, atos e manifestações das organizações de mulheres, movimentos sociais e sindicais nos Estados programadas, em sua maioria, para o próximo domingo (08/03).

Trazendo a denúncia pública das violações ao trabalho das integrantes da carreira, a Comissão de Mulheres da FENAJ chama para “9 de março” o “Dia de Luta das Mulheres Jornalistas”. Na data, as trabalhadoras vestirão lilás contra os assédios moral e sexual e os ataques sexistas, machistas e misóginos.
www.fenaj.org.br