Sindicato dos Jornalistas

domingo, maio 5, 2024
InícioDestaqueRESPEITO À LIBERDADE DE IMPRENSA VALE TAMBÉM PARA AS EMPRESAS

RESPEITO À LIBERDADE DE IMPRENSA VALE TAMBÉM PARA AS EMPRESAS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) veem com extrema preocupação a notícia de que a demissão do editor-chefe do SBT Rio, Humberto Nascimento, há 12 anos na empresa, supostamente teria sido motivada por uma pergunta feita pelo jornalista durante debate com candidatos ao governo do Estado.

Nos últimos quatro anos, os jornalistas têm sido vítimas constantes de ataques virtuais, e mesmo físicos, promovidos por grupos de extrema-direita aliados ao atual presidente Jair Bolsonaro. No momento em que o Brasil volta a respirar ares democráticos, é inadmissível que um jornalista seja punido por realizar o seu trabalho. A defesa da liberdade de imprensa exige das empresas respeito ao livre exercício profissional.

As diretorias do SJPMRJ e da Fenaj alertam que estarão, como sempre estiveram, vigilantes contra todo tipo de ataques e retaliações ao trabalho dos jornalistas. O Rio de Janeiro não pode estar na contramão dos novos ares democráticos que sopram sobre o país.

Mais notícias