Sindicato dos Jornalistas

domingo, abril 28, 2024
InícioDestaqueDIA DA VERGONHA NA TV GLOBO

DIA DA VERGONHA NA TV GLOBO

A TV Globo vive hoje um dia de terror.

Em plena campanha salarial, um pouco antes e durante a assembleia geral dos trabalhadores realizada no início da tarde desta terça-feira (4), a empresa demitiu 11 (onze) jornalistas! *

Um ato de truculência que envergonha a TV Globo! Uma covardia com todos os trabalhadores! Além de caracterizar explicitamente uma prática antissindical e a tentativa de coibir os trabalhadores a participarem da assembleia.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro repudia as demissões e vai protocolar denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho contra a arbitrariedade e o inaceitável assédio moral no momento mais decisivo da campanha salarial, quando é apreciada a proposta patronal para a renovação da Convenção Coletiva e os trabalhadores buscam reduzir perdas econômicas e assegurar melhores condições de trabalho.

Na semana passada, o Sindicato já havia sido surpreendido com o aviso de que a empresa, “embora sólida financeiramente”, passaria por um processo de ajuste e, em consequência, promoveria “demissões pontuais” nos meses de abril e maio.

Na oportunidade, manifestamos nossa posição contrária a processos de demissão em massa e cobramos informações sobre a quantidade e o perfil dos profissionais que seriam atingidos.

Pois antes que essas informações chegassem à entidade sindical, as demissões começaram de forma brutal, como poucas vezes aconteceu na empresa.

O Sindicato reforça seu repúdio veementemente à postura da direção da TV Globo que, mais uma vez, penaliza justamente aqueles que são seu principal patrimônio, os trabalhadores. Uma vergonha!

*Atualização: às 19h de terça-feira, 4/4, a lista já chegava a 18 demitidos em várias praças, a maioria no Rio de Janeiro

Mais notícias