Sindicato dos Jornalistas

domingo, maio 5, 2024
InícioNotíciasSINTRASEF E FUP DEMITEM JORNALISTAS DIRIGENTES SINDICAIS

SINTRASEF E FUP DEMITEM JORNALISTAS DIRIGENTES SINDICAIS

Duas entidades do movimento sindical, criadas para defender os direitos dos trabalhadores e que, como tal, deveriam ser as primeiras a respeitar esses direitos, agiram no sentido exatamente contrário.

O Sintrasef (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) e a FUP (Federação Única dos Petroleiros) demitiram os jornalistas Luiz Fernando Neves da Silva, o Nando Neves, e Mariana Bomfim, ambos diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), eleitos em agosto de 2022 e, portanto, gozando de plena estabilidade sindical.

Nos dois casos, a nossa diretoria entrou imediatamente em contato com as direções sindicais alertando para o fato de que os jornalistas estão amparados pela estabilidade sindical. Mesmo após reuniões com a participação da nossa Assessoria Jurídica – no caso da FUP, inclusive com a presença do advogado da Federação -, as demissões foram efetivadas. O argumento, em ambos os casos, é a crise financeira imposta pelo fim do imposto sindical e a reforma trabalhista, levando as entidades sindicais a não terem condições de se manter.

A diretoria do SJPMRJ conhece bem essa crise financeira. Nossa categoria tem acompanhado as dificuldades vividas pelo nosso Sindicato nos últimos anos. Apesar disso, não é admissível que entidades sindicais atuem contra o interesse dos trabalhadores. De acordo com a legislação, para que um dirigente sindical com estabilidade seja demitido, é necessário que ele seja indenizado por todo o período em que vigorar a estabilidade. Mas nada disso foi levado em conta.

Diante da intransigência das direções do Sintrasef e da FUP, não restou outra saída ao nosso Sindicato: estamos entrando com ação na Justiça do Trabalho solicitando a reintegração de Nando Neves e de Mariana Bomfim.

Mais notícias