Sindicato dos Jornalistas

sábado, abril 27, 2024
InícioCampanha salarialCCT 2024: ASSEMBLEIA UNIFICADA DIA 5/3 PARA DELIBERAR SOBRE AS PROPOSTAS DAS...

CCT 2024: ASSEMBLEIA UNIFICADA DIA 5/3 PARA DELIBERAR SOBRE AS PROPOSTAS DAS EMPRESAS

Em resposta ao que foi aprovado pela assembleia de trabalhadores realizada no dia 22/2, as empresas apresentaram a seguinte contraproposta:

Rádio/TV

. Reajuste piso e salários – 4% para todas as faixas salariais

. Abono – 4%, a ser pago no salário de março, como compensação da não aplicação do reajuste na data-base (1º de fevereiro)

. Vale Refeição/Vale alimentação – 6,82% de reajuste a partir de março

. Demais benefícios (Auxílio creche, Seguro de vida, Auxílio funeral): 3,82% de reajuste a partir de março

. Manutenção das demais cláusulas da CCT 2023

Impressos/Digitais

. Reajuste piso e salários – 4% para todas as faixas salariais

. Abono – 4%, a ser pago no salário de março, como compensação da não aplicação do reajuste na data-base (1º de fevereiro)

. Benefícios (Vale Refeição/Vale alimentação, Auxílio creche, Seguro de vida, Auxílio funeral) – 3,82% de reajuste, correspondente à inflação acumulada do período

. Manutenção das demais cláusulas da CCT 2023

. Editora Globo incluiu na CCT a concessão do VA/VR nas férias

Além disso, a assembleia também vai deliberar sobre a cláusula Contribuição Assistencial, de apoio ao Sindicato. A taxa, no valor de R$ 100,00 por empregado, será descontada em parcela única junto com o pagamento do reajuste. Os trabalhadores que não concordarem com o desconto terão assegurado o direito de oposição em carta de próprio punho entregue na sede do Sindicato.

A votação da Contribuição Assistencial só ocorrerá em caso de aprovação das propostas das empresas.

É importante destacar que os percentuais de reajuste dos pisos, salários e VA/VR integram a contraproposta formulada e aprovada pelos trabalhadores à proposta inicial das empresas que era de aplicação do índice de 3,82% para salários e todos os benefícios.

Apesar do índice pequeno, é a primeira vez que as empresas aceitam pagar um reajuste acima da inflação e para todos os trabalhadores, indistintamente.

É muito importante a participação de todos e todas jornalistas.

O link de acesso à assembleia virtual será encaminhado no dia 5/3 àqueles que enviarem e-mail para sindicato-rio@jornalistas.org.br

Mais notícias