Sindicato dos Jornalistas

sábado, abril 27, 2024
InícioCampanha salarialASSEMBLEIA APROVA PROPOSTAS DAS EMPRESAS DE RADIODIFUSÃO E IMPRESSOS PARA A CCT...

ASSEMBLEIA APROVA PROPOSTAS DAS EMPRESAS DE RADIODIFUSÃO E IMPRESSOS PARA A CCT 2024

A Assembleia Geral unificada, realizada em formato virtual em dois horários no dia 5/3, aprovou as propostas do Sindicato das Empresas de Radiodifusão e Impressos (Midiacom) para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024.

Confira as propostas aprovadas:

RADIODIFUSÃO

Reajuste de piso e salários: 4% no contracheque de março para todos os jornalistas

Abono compensatório: 4% no contracheque de março para todos os jornalistas

Vale Refeição/Alimentação: 6,82%

Reajuste de Demais Benefícios (Auxílio Creche, Seguro de Vida, Auxílio Funeral): 3,82%

A TV Globo informou, antes da realização da assembleia, que não aplicará o índice da CCT sobre o VA/VR porque a política da empresa é reajustar o benefício de todos os funcionários (jornalistas, radialistas, artistas, administrativos) no mesmo período, em data posterior, entre os meses de julho e setembro.

IMPRESSOS

Reajuste de piso e salários: 4% no contracheque de março, extensivo a todos os jornalistas

Abono compensatório: 4% no contracheque de março, extensivo a todos os jornalistas

Reajuste de Benefícios: 3,82%

A Editora Globo, antes do fechamento da CCT, informou que reduziu a coparticipação dos empregados no VA/VR ao percentual máximo determinado pela legislação. E passará a pagar o benefício nas férias.

É importante destacar que essa Campanha Salarial foi diferente dos anos anteriores porque as empresas, num cenário de inflação baixa, já chegaram à mesa de negociação com uma proposta próxima ao índice oficial que, para a nossa data base de 1° de fevereiro, foi de 3,82%. Além disso, pela primeira vez propuseram o reajuste linear, sem diferença por faixa salarial.

Essa mudança de postura é um avanço e resultado de mobilizações de anos anteriores, quando os jornalistas promoveram paralisações na Editora Globo e manifestações expressivas na TV Globo. Apesar de aprovarem as propostas, os jornalistas presentes à assembleia cobraram mudanças na aplicação do reajuste do VA/VR, no caso da radiodifusão. O Sindicato se comprometeu a notificar extrajudicialmente a TV Globo, solicitando que esta apresente quais foram os índices de reajuste aplicados no VA/VR nos últimos 10 anos, qual o mês, o percentual de coparticipação e a forma como os trabalhadores foram comunicados.

No caso dos jornalistas do Impresso, todos reclamaram das mudanças no Plano de Saúde Bradesco, pois, além do aumento na coparticipação, houve descredenciamento de médicos e hospitais.

A decisão da assembleia foi formalizada às empresas na quarta, dia 6/3, e as minutas das Convenções estão sendo elaboradas pelos Jurídicos do Sindicato e do Midiacom de forma assegurar os pagamentos no contracheque de março.

Mais notícias