A Diretoria de Igualdade Étnico-Racial da Associação Brasileira de Imprensa traz uma programação especial para o #NovembroNegro, destacando a luta antirracista e a busca por igualdade. Vamos celebrar marcos importantes e promover discussões sobre temas essenciais na luta contra o racismo e a desigualdade.
A ABI foi fundada há 116 anos, no dia 7 de abril de 1908 pelo jornalista negro catarinense, Gustavo de Lacerda, com o propósito de garantir direitos à classe jornalística. Com a sua visão de uma imprensa livre e atuante Lacerda consolidou um espaço de defesa da democracia, da soberania nacional, dos direitos humanos, da liberdade de imprensa, de expressão.
Programação:
7/11 – 19h00 – Palestra: A importância da Coleção Geral da África – participação do Prof. Dr. Augustin Holl – presidente do Comitê do X Volume do HGA, do Prof. Dr. Valter Silvério – UFSC e do Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos – UFRJ e Conselheiro Estratégico do CEAP.
12/11 – 18h00 – Lançamento do Livro “Oralidade Agora se Escreve” – Transformando histórias de 25 mulheres negras em uma obra inspiradora.
13/11 – 18h00 – Mesa Redonda “Maternidade Negra, Justiça e Equidade” – Abordando temas fundamentais como racismo, violência e os desafios das mães negras.
22/11 – 18h00 Pepe Kindelan e o Som Afro-Caribenho** – Diretamente de Cuba, uma conexão entre a santeria e a espiritualidade afro-brasileira, com o lançamento ao vivo da canção “Yemanya”.
30/11 – 14h00 – Painel de Encerramento: Descolonização da Espiritualidade – Reflexão sobre o combate ao fascismo e a resistência religiosa no Brasil.
As atividades celebram o Dia da Consciência Negra e reforçam o compromisso da ABI com a igualdade racial e o respeito às vozes da população negra.