O 2º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento recebe até 31 de julho inscrições de reportagens ou trabalhos fotográficos que abordem o tema da igualdade racial no Brasil. Jornalistas que atuam em qualquer região do País podem concorrer em sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero).
Para disputar esta 2ª edição, os jornalistas devem ter publicado ou veiculado matérias entre 1º de maio de 2011 até 31 de julho de 2012. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis aqui.
Lançado em 2011 pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, o prêmio distribuirá R$ 35 mil em sete categorias para reportagens que abordem sobre desigualdades, relações raciais, mercado de trabalho, populações ou comunidades tradicionais, saúde da população negra, juventude, intolerância religiosa, discriminação racial e outros temas relacionados à equidade racial.
O concurso homenageia o ativista dos direitos humanos e ex-senador Abdias Nascimento (foto), que atuou como jornalista e foi um incansável defensor dos direitos civis dos negros no Brasil.
O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato. E conta com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), das demais Cojiras que atuam no Distrito Federal, São Paulo, Alagoas, Paraíba e Bahia, do Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros (do Rio Grande do Sul) e do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU). O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.
Informações: premioabdiasnascimento@gmail.com