Sindicato dos Jornalistas

domingo, maio 5, 2024
InícioNotíciasSindicato dos Jornalistas participa das homenagens ao centenário de Joel Silveira

Sindicato dos Jornalistas participa das homenagens ao centenário de Joel Silveira

Em setembro, vamos celebrar o centenário de nascimento de Joel Silveira, um dos mais importantes nomes do jornalismo brasileiro e premiadíssimo autor de mais de 30 livros. Sergipano, chegou ao Rio de Janeiro aos 19 anos quando consolidou sua carreira jornalística.
Na última quarta-feira, dia 10, aconteceu a primeira reunião do Grupo de Trabalho que vai promover as homenagens a Joel Silveira , na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. O GT é integrado por Elizabeth Silveira, filha de Joel Silveira, Rodrigo Silveira Monte, neto; Elizabeth Garson Passi de Moraes e Clara Passi de Moraes, viúva e filha de Geneton Moraes Neto, jornalista e amigo de Joel, tendo escrito obras com ele, e diretor do documentário “Garrafas ao mar – A víbora manda lembranças” (sobre a trajetória do jornalista). Também integra o GT, o jornalista Rogério Marques e diretores do SJPMRJ.
Joel Silveira destacou-se no jornalismo nacional nos anos de 1940 quando ganhou o apelido de víbora, dado por Assis Chateaubriand. Sua primeira grande missão foi cobrir a 2ª Guerra Mundial e, antes de embarcar para a Itália como pracinha da Força Expedicionária Brasileira, Silveira ouviu a célebre frase de Chateaubriand: ”O senhor vai para a guerra, mas não me morra, seu Silveira! Repórter é para mandar notícia, não é para morrer. Se o senhor morrer, eu o demito.” Além dos Diários Associados, Joel trabalhou em Última Hora, O Estado de S. Paulo, Diário de Notícias, Correio da Manhã e Manchete.
Joel Silveira morreu em 2007, aos 88 anos. Seu acervo foi doado, pela família, ao Centro de Cultura e Memória do Jornalismo (CCMJ), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.

Mais notícias