Resultado parcial de pesquisa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio mostra que 66% dos jornalistas em assessoria sindical na cidade recebem menos que o piso salarial sugerido para a categoria (R$ 4.621,00). Além disso, apenas 35% recebem algum tipo de abono salarial.
Os dados iniciais do levantamento feito com mais de 50 jornalistas em 20 entidades sindicais da capital fluminense foram divulgados no seminário Relação Trabalhistas na Imprensa Sindical, realizado no Sindicato dos Jornalistas na quinta-feira (12/7).
“Com os números, vamos cobrar das direções sindicais os direitos não observadores aos profissionais de comunicação”, ressalta o diretor do Sindicato dos Jornalistas Bruno Cruz.
A pesquisa ainda mostra que, nos sindicatos visitados, a média de idade dos trabalhadores da área de imprensa é de 41,7 anos e, dos 53 entrevistados até agora, 31 declararam possuir curso superior em Jornalismo.
O seminário que apresentou estes dados contou com a participação da advogada trabalhista Claudia Duranti e da jornalista Claudia Santiago, coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). “Não consigo conceber uma imprensa sindical sem a vontade de mudança política, mudanças de mundo, além dos salários da categoria”, destacou Claudia Santiago.
O Sindicato dos Jornalistas deve finalizar a pesquisa com assessores sindicais até o final de julho. Confira a seguir os números obtidos até o momento.