Os casos de violência contra jornalistas no Brasil sempre foram uma triste rotina em todos os períodos da história. Em uns mais do que em outros. A intimidação física, psicológica e moral compõe esse acervo nefasto usado por poderosos para calar a imprensa e seu trabalhadores. Relatório da Fenaj, “Violência contra Jornalistas e a Liberdade de Imprensa no Brasil” (Relatório da Violência – 2023.cdr) expõe de forma ampla e detalhada essa sombria realidade.
Assim, reveste-se de suma importância a assinatura de um memorando de entendimento entre a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), e nove entidades da sociedade civil para proteção de jornalistas, comunicadores, profissionais de meios de comunicação e cidadãos que exercem o jornalismo. O memorando prevê a criação de um canal de denúncias e troca de informações para o combate à atentados contra a liberdade de expressão e de imprensa e desenvolver ações preventivas e educativas sobre o tema.
A diretora de Administração e Finanças do SJPMRJ, Virgínia Berriel, que também faz parte da diretoria executiva da Fenaj, e esteve presente nas reuniões no MPF, assinou o memorando representando a entidade.
Confira em PFDC e entidades civis assinam acordo para criar canal de denúncias sobre ataques à liberdade de imprensa — PFDC o plano de trabalho e as diretrizes e a íntegra do Memorando de Entendimento.
Foto: Dylan Abgabni (Pixabay)