Os veículos de comunicação do Rio de Janeiro acumularam significativos ganhos no ano passado. O balanço do Projeto Inter-Meios, divulgado na última semana, mostra que as mídias TV, rádio e jornal do Rio de Janeiro tiveram elevação nos lucros maiores que 10% na comparação 2010/2011. Apesar de não aceitarem a reivindicação de aumento real no reajuste aos jornalistas, as receitas dos patrões seguem em franca elevação.
O setor de TV foi o que mais cresceu entre as três mídias discriminadas por região. Foram 12,4% de crescimento no lucro em anúncios. Em 2010, o faturamento foi de R$ 1,8 bilhão. Já no ano passado, subiu para R$ 2,1 bilhões. Juntando o montante faturado em 2011 por jornais, rádios e TVs cariocas, chega-se ao valor de R$ 3,07 bilhões.
Estes números confrontam a prática de muitos veículos de comunicação que promovem sucateamento das redações e pagam baixos salários aos jornalistas. Enquanto os empresários focam apenas no lucro, deixam de lado a valorização do profissional.
Levando em consideração apenas os impressos do Rio, o aumento da renda foi de 6,87%, num total faturado de R$ 775 milhões. Isso representa cerca de 20% do rendimento de todo o Brasil no setor de mídia impressa. Nas rádios cariocas, a elevação foi de 10,86%.
Esta elevação de lucro com anúncios dava sinais já no primeiro semestre do ano passado. Jornais, rádios e TVs do Estado do Rio de Janeiro movimentaram R$ 1,3 bilhão no acumulado dos primeiros seis meses de 2011. O crescimento no lucro dos veículos cariocas foi de 4%, na comparação do primeiro semestre de 2010 com o mesmo período de 2011.
Em nível nacional, conforme alardeado pela imprensa, o faturamento com a publicidade cresceu 8,5% em 2011, quando foram movimentados R$ 39 bilhões.
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