Sindicato dos Jornalistas

domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasApós processo, TV Globo mais demite que contrata

Após processo, TV Globo mais demite que contrata

publicado originalmente na edição 35 do Lidão, informativo impresso do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio
A TV Globo informou ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) ter contratado 76 profissionais até a primeira metade de setembro, seguindo acordo fechado junto ao Ministério Público em fevereiro. Este acordo foi consequência de uma ação civil pública por excesso de horas extras de seus empregados. A decisão obriga a emissora a incluir, pelo menos, 70 novos jornalistas ou radialistas em seu quadro até setembro, além de mais 80 no semestre seguinte.
Mas, de janeiro a agosto deste ano, foram 28 jornalistas dispensados, revelam os dados de demissões do Sindicato dos Jornalistas do Município. É uma conta que não fecha para uma empresa que, após processo na Justiça, deve diminuir – e muito – as horas extras dos profissionais de redação.
Dos 76 trabalhadores com contratação anexada à ação no TRT, que já conta com sete volumes, apenas nove são jornalistas, seis para área de internet e três para produção. O restante é da categoria de radialistas, como técnico em operação de equipamentos e de cenografia.
Em agosto, o Sindicato dos Jornalistas enviou ofício à gerência de Relações do Trabalho da TV Globo questionando as contratações a partir do acordo assinado pela empresa na Justiça. Nenhuma resposta foi enviada mas, duas semanas depois, novos comprovantes de contratação foram anexados ao processo.
Pelo acordo, a emissora é obrigada a fazer as 150 contratações de jornalistas e radialistas no Estado do Rio até fevereiro do ano que vem, depois da ação da Procuradoria do Trabalho, mas não precisa, necessariamente, juntar os comprovantes ao processo. O Sindicato dos Jornalistas entrou em contato com o procurador responsável pela ação sobre a TV, Tiago de Arruda, que garantiu que enviaria carta à empresa caso estas declarações não acompanhem a agenda de contratação.
A ação da Procuradoria teve impacto direto na carga de trabalho do pessoal das redações do conglomerado dos Marinho, conforme revelou o Lidão em sua última edição. Reuniões de chefias são feitas em busca de zerar a hora extra em alguns casos. E a melhor maneira para isso é aumentar o número de empregados.
Fiscalização
Na edição do 34 Lidão, o Sindicato dos Jornalistas revelou que a TV Globo foi obrigada a contratar 150 jornalistas e radialistas no Estado do Rio até fevereiro do ano que vem. Um acordo foi assinado pela empresa e o Ministério Público do Trabalho após ação civil pública contra a emissora.
Durante investigação, a Justiça encontrou profissionais com expediente de 19 horas por dia. A denúncia inicial foi feita pelo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e desencadeou fiscalização em diferentes estados. A TV foi obrigada a pagar multa de R$ 1 milhão por danos morais coletivos.

Mais notícias