Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasAssédio e as suas consequências na saúde dos jornalistas em debate

Assédio e as suas consequências na saúde dos jornalistas em debate

O assédio moral e sexual, dentre outros problemas enfrentados no ambiente hostil de redações e assessorias, será debatido em uma roda de conversa sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida de profissionais de comunicação, promovida pelo site Vida & Ação, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), o Reinventar Jornalistas RJ e a ABI. O evento, cujo tema será “A Saúde Emocional na Pauta do Jornalista”, acontece nesta quinta (30/11), na sede da ABI, no Centro do Rio. A entrada é gratuita, com inscrição pelo Facebook do evento.
O debate em torno da questão vai reunir o juiz do trabalho André Villela, o psiquiatra Jorge Jaber, a pranaterapeuta Marta Cavalcanti, a psicanalista Sandra Teixeira e os jornalistas Karen Terahata Alvarez, do Blog Sem Transtorno, Sonia Faccini, da diretoria do SJPMRJ e Ricardo França. A jornalista Rosayne Macedo, editora do Vida & Ação e coordenadora da Rede Reinventar, fará a mediação da mesa.
O Grupo JornalistasRJ no Facebook fez uma sondagem em agosto deste ano e identificou 85 jornalistas vítimas de assédio moral no exercício da profissão. “Vamos tratar [durante o evento] da saúde do profissional de Jornalismo, com ênfase no assédio moral, ansiedade, depressão e outros transtornos emocionais decorrentes da rotina estressante dentro e fora de redações, assessorias e outras empresas de comunicação”, afirma Macedo.
Somente nos primeiros nove meses de 2017, 7.658 processos com denúncias explícitas sobre assédio no trabalho foi registrado na Justiça do Trabalho no Estado do Rio. Deste total, 235 eram referentes à assédio sexual, como revelou levantamento divulgado em outubro de 2017 pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1).
A pesquisa Desigualdade de gênero no jornalismo, feita pelo Sindicato dos Jornalistas do DF em 2016, mostrou que das 535 jornalistas entrevistadas no país, 417 (77,9%) disseram ter sofrido algum tipo de assédio moral por parte de colegas ou de chefes diretos. Profissionais de agências de comunicação e publicidade também sofrem com este tipo de crime.

INSCRIÇÕES

O link de inscrição está disponível no site do evento.
Esta edição do projeto é gratuita e aberta ao público, com foco em jornalistas profissionais e estudantes de Jornalismo e Comunicação. A programação acontece das 10 às 13h, na ABI (Rua Araújo Porto Alegre 71 – 11º andar).

Mais notícias