Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasAssessores de Imprensa participem da assembleia da categoria no Sindicato dos Jornalistas

Assessores de Imprensa participem da assembleia da categoria no Sindicato dos Jornalistas

Terça-feira (22/10), no auditório da sede, em horário de sua preferência: 12h ou 19h.
Durante os encontros será definida a nova proposta com o critério de reajuste e o piso salarial da categoria e a jornada de trabalho, juntamente com outras as reivindicações, a ser apresentada ao sindicato patronal (Sinco) no dia 25/10. Esta é uma categoria expressiva como indicam dados de pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho (TMT), com o apoio da Fenaj: cerca de 40% dos jornalistas têm como área de atuação a assessoria de imprensa ou a de comunicação.
É uma parcela expressiva da categoria que precisa se manter mobilizada para conquistar seus direitos trabalhistas. O sindicato patronal das assessorias de imprensa já argumentou que as assembleias para negociar com a categoria não contam com um número razoável de profissionais, portanto, não são representativas. Reforçamos que é preciso fazer um esforço para que, na terça-feira da próxima semana (22/10), no Sindicato dos Jornalistas, compareça um grande número de assessores de imprensa para garantir conquistas na pauta de reivindicações.
A nossa proposta de piso salarial – exposta na semana passada ao sindicato patronal – estabelece o valor de R$ 4.621,00 para cinco horas de trabalho. Os patrões não apresentaram contraproposta, indicando apenas a atualização do último valor vigente em 2012, de R$ 2.850,00 (oito horas semanais – incluindo almoço), pela variação do INPC no período. Ou seja, muito abaixo do valor reivindicado. Além disso, o sindicato patronal insiste na jornada de oito horas para a categoria, o que representa um retrocesso em relação ao que já está prescrito como direito dos jornalistas na CLT, que é de cinco horas, com no máximo duas extras fixas.

Mais notícias