Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasCarta aberta a todos os trabalhadores e trabalhadoras da EBC

Carta aberta a todos os trabalhadores e trabalhadoras da EBC

946976_10201379397550978_904663233_nFuncionários da EBC retornaram nesta segunda (25) ao trabalho após a greve, que terminou na última sexta-feira (22). A volta foi marcada por um ato simbólico na porta da empresa, no Centro do Rio. Leia a carta aberta assinada em conjunto pela comissão de empregados e os sindicatos dos jornalistas e dos radialistas do Rio:
Carta aberta a todos os trabalhadores e trabalhadoras da EBC
 A greve termina, mas a luta continua!
A greve das trabalhadoras e dos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) terminou no dia 22 de novembro, após quinze dias de paralisação. Neste período, construímos um movimento histórico. Jornalistas e radialistas se uniram por direitos. Fortalecemos uma rede de solidariedade, fizemos amizades, polemizamos, provocamos o debate e ousamos sonhar com a comunicação pública que queremos.
Percebemos a importância de estarmos unidos e a força da nossa organização. Tomamos conhecimento, pelos colegas, da realidade dos diversos setores da EBC e tivemos ainda mais certeza do quanto é árdua a batalha para mudarmos a forma como a direção e os gestores ainda lidam com seus empregados. E cada dia de greve consolidou em nós a certeza de termos muitos motivos para permanecer mobilizados.
Saibam que cada trabalhadora e cada trabalhador em greve contribuiu todos os dias com esse belo movimento. Mas que também fez muita falta aqueles que, por diversas razões, não puderam se juntar a nós. Saibam, que, nem por isso, estaremos distantes. Para nós, a EBC é feita por todas e todos nós.
Recebemos ainda apoio de amigos, familiares, da sociedade civil, de movimentos sociais, sindicatos e parlamentares de todo o Brasil, que alimentaram ainda mais o nosso desejo de lutar e reforçaram a importância da comunicação pública, cujo dever legal é oferecer alternativa de informação, cultura e entretenimento voltados ao interesse público. Estes são instrumentos essenciais ao próprio desenvolvimento da democracia em nosso país.
Há muito para se fazer pela frente, vem aí o Plano de Cargos e Salários, a incansável luta contra o assédio moral, contra o desvio e acúmulo de função, o não pagamento de horas extras, o cumprimento da jornada legal (5h diárias mais 2 extras no caso de jornalistas, incluindo os jornalistas gestores, e 6h, no caso de radialistas) e o fortalecimento dos nossos veículos de comunicação, contra práticas arbitrárias e obscuras de gestão.
Essa é uma batalha que exigirá nosso comprometimento nos próximos meses. Temos consciência de que sem o reconhecimento da importância da contribuição das empregadas e empregados, sem uma gestão transparente e democrática, sem condições de trabalho adequadas, sem um ambiente saudável e livre de assédios, não conseguiremos atingir o objetivo de garantir ao povo brasileiro uma comunicação pública de qualidade.
Esta greve inaugurou um novo momento na EBC, de união e de conscientização dos nossos direitos. Queremos construir uma nova EBC e você é muito importante nesta luta. Vem pra luta, vem!
Comissão de Empregados
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio
Sindicato dos Radialistas do Estado do Rio
#tocaobarco

Mais notícias