Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasComissão de Empregados da EBC e sindicatos de jornalistas do DF e...

Comissão de Empregados da EBC e sindicatos de jornalistas do DF e de radialistas do Rio, de SP e do DF assinam nota em apoio ao Sindicato

NOTA EM APOIO AO SINDICATO DOS JORNALISTAS DO RIO DE JANEIRO CONTRA O ATAQUE DA MÍDIA
A Comissão de Empregados da EBC presta solidariedade ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, que vem sofrendo uma série de ataques por parte da imprensa carioca, por ter, na última semana, organizado uma entrevista coletiva com ativistas acusados de praticar atos violentos em manifestações.
Repudiamos qualquer forma de violência contra a imprensa, seja por manifestante ou por forças policiais, e nos colocamos contrários a qualquer forma de limitar o exercício da profissão. O jornalismo tem o dever de defender os direitos humanos e a democracia e não pode ter profissionais agredidos, independente da linha editorial de seus veículos. Porém, diante das críticas ao sindicato, que ofereceu o auditório para a coletiva, organizada por entidades como a Justiça Global e o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ, questionamos quais os reais interesses por trás de ataques por corporações de mídia ao sindicato e que têm inflamado a categoria.
Estamos conscientes que o clima de hostilidade entre manifestantes e a imprensa é péssimo para assegurar a integridade dos jornalistas e a liberdade de imprensa. Compreendemos o esforço do sindicato em buscar uma conciliação possível, por meio de uma conversa aberta, com a participação da categoria, na sexta-feira (25), quando a instituição condenou, mais uma vez, a violência contra seus profissionais, na frente daqueles acusados de promovê-la. Foi uma atitude democrática, republicana e corajosa que não estava escorada na fácil troca de acusações por meio de editoriais. Porém, esse esforço foi deturpado por parte da mídia, que se aproveitou da situação para criar falácias e colocar jornalistas contra jornalistas. Repudiamos essa prática e nos solidarizamos com a presidenta Paula Máiran, que tem sido atacada pessoalmente, depois do episódio.
A categoria não pode deixar-se ludibriar por matérias tendenciosas, quando não mentirosas, e esquecer que essas mesmas corporações de mídia, que agora destilam ataques contra o sindicato, não têm nenhum interesse na segurança de seus profissionais. Os patrões nunca publicaram um editorial sequer condenando a ausência de equipamentos de proteção e o acúmulo de função do nosso colega Santiago Andrade, repórter cinematográfico da Band, vítima de um rojão disparado por manifestantes. Pior, essas são as mesmas corporações que colocam seus estagiários na linha de frente dos protestos, por acreditar que são menos conhecidos que seus profissionais.
O Sindicato dos Jornalistas prestou apoio a todos os jornalistas vítimas de violência em manifestações desde 2013 e também fora delas. Elaborou um dossiê com mais de 90 casos de profissionais agredidos, que foi apresentado à Assembleia Legislativa, ao Governo do Estado do Rio, à Secretaria de Segurança Pública, à representante das Nações Unidas (ONU) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Lançou a campanha “Jornalista é trabalhador”, durante os protestos, para fazer frente aos ataques contra os colegas, além de ter envolvido outros sindicatos e organizações da sociedade na defesa da integridade de seus profissionais. Poucas linhas saíram nos jornais sobre essas medidas.
Na EBC, esteve ao nosso lado durante a greve de 2013 e em todas as atividades e lutas que se seguiram, inclusive, com ações judiciais. Temos tido grandes conquistas na garantia de nossos direitos e no reconhecimento da organização dos trabalhadores como fundamental para o fortalecimento da comunicação pública.
Por fim, reforçamos nosso apoio ao sindicato, eleito democraticamente, para exercer sua atividade, na defesa contínua de seus profissionais. Lembramos que o sindicato é a expressão de sua categoria, que deve se fazer presente, criticando e construindo.
Assinam esta nota: Comissão de Empregados da EBC, Sindicato dos Jornalistas do DF e sindicatos dos radialistas de Rio, SP e RJ

Mais notícias