Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasComunicadora morta após acidente com carro alegórico é homenageada na Câmara do...

Comunicadora morta após acidente com carro alegórico é homenageada na Câmara do Rio

 
Vítima do acidente com um carro alegórico da Paraíso do Tuiuti, a saudosa comunicadora Elizabeth Jofre, a Liza Carioca, foi homenageada nesta segunda-feira no plenário da Câmara Municipal do Rio, durante audiência pública da Comissão Especial de Carnaval. Ela e mais vinte pessoas, entre eles quatro jornalistas e comunicadores, foram atropelados pela alegoria no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial deste ano. Após ficar internada por mais de dois meses e passar por sete cirurgias, Liza faleceu no último 29 de abril. O radialista Paulinho Carioca, marido de Elizabeth, participou da homenagem na Câmara dos Vereadores.
A segurança dos jornalistas durante os desfiles das escolas de samba serão tema de outra audiência pública na Câmara Municipal, a ser realizada na próxima terça-feira, às 12h30. Na ocasião, a diretoria do SJPMRJ entregará dossiê sobre as condições de trabalho dos profissionais de imprensa na Marquês de Sapucaí este ano.
Na audiência pública desta segunda, o anúncio do prefeito Marcelo Crivella (PRB) de cortar a subvenção paga às escolas de samba deu a tônica dos discursos na tribuna. Representantes das agremiações disseram que já fizeram várias propostas para garantir o financiamento dos desfiles. Vice-presidente da Mocidade Independente de Padre Miguel, Rodrigo Pacheco lembrou que propôs projeto de lei que garantia isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) das escolas de samba – mas a iniciativa não vingou. Hoje, ele afirmou, as escolas pagam R$ 6 milhões de ISS.
Presente à audiência, a diretoria do SJPMRJ se posicionou contra a redução do investimento da prefeitura num evento do porte do Carnaval, mas defendeu a revisão do modelo de segurança e melhorias nas condições de trabalho dos profissionais que atuam na cobertura daquele que é considerado o maior espetáculo da Terra.

Mais notícias