Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, maio 17, 2024
InícioNotíciasCurso forma instrutores de segurança

Curso forma instrutores de segurança

Cerca de 12 profissionais da imprensa carioca serão treinados para ministrarem curso de segurança para jornalistas em área de risco. Os alunos desta turma, a primeira no Brasil, serão escolhidos pelos veículos de comunicação e parte das aulas vai acontecer no auditório do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio, a partir do dia 29 de outubro.
O treinamento é feito por especialistas do International News Safety Institute (Insi) e financiado pela Embaixada Britânica no Brasil, por meio do Fundo de Direitos Humanos e Diplomacia. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Sindicato dos Jornalistas apoiam o projeto.
“Além do conhecimento prático de segurança capaz de salvar vidas, esse curso ensinará os jornalistas a treinar seus colegas, garantindo a transmissão do conhecimento dentro do País. O Brasil terá recursos perenes para promover segurança”, destaca Rodney Pinder, diretor do instituto internacional.
Os jornalistas serão capacitados a ministrar cursos como o promovido no final de agosto, em Deodoro, na Vila Militar do Rio (foto). Na ocasião, 47 profissionais da imprensa carioca foram treinados para cobrir pautas que envolvem, por exemplo, operações policiais e tiroteios – após solicitação do Sindicato na mesa de negociações em campanha salarial. Este curso, também do Insi, foi financiado pelas empresas de comunicação, que escolheram os alunos entre seus funcionários.
Durante o treinamento, especialistas do Insi avalizaram os argumentos do Sindicato dos Jornalistas junto às empresas de comunicação, no que diz respeito à segurança dos profissionais. Os coletes à prova de balas, por exemplo, devem ter potencial de proteção para tiros de fuzil.
Com informações da Abraji.
LEIA MAIS: Patrões não admitem itens de segurança em acordo

Mais notícias