Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioFENAJSem categoriaDebate entre as chapas na ABI, evidencia o esvaziamento da atual gestão...

Debate entre as chapas na ABI, evidencia o esvaziamento da atual gestão do Sindicato dos Jornalistas

“É preciso resgatar a dignidade dos jornalistas”, afirma Paula Máiran, candidata a presidência do sindicato pela chapa 2
Na noite dessa quarta-feira (26), três das quatro chapas que disputam o pleito para o biênio (2013-2015) para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), participaram de debate promovido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Pela primeira vez, desde a abertura do pleito, as chapas puderam manifestar suas intenções e propostas. “Não apenas renovar, porque, no dicionário, essa palavra significa reformar. Temos que revolucionar o sindicato. Ontem mesmo, participamos de uma assembleia no sindicato completamente esvaziada. Além do histórico de esvaziamento de assembleias, outro indicativo é o número baixo de votantes na última eleição, pouco mais de 200 votantes. O sindicato, hoje, não está conseguindo dar voz às angústias de nossa categoria”, ratificou Paula.
Pela reoxigenação da luta dos trabalhadores da comunicação, a Chapa 2 apresentou propostas de se discutir os novos paradigmas do trabalho, a unidade entre os trabalhadores da comunicação, o diálogo junto à universidade para garantir a qualidade da formação dos novos profissionais, cobrar a aplicação das leis trabalhistas e garantias firmadas em acordos coletivos contra o favorecimento das empresas, além de combater os casos de assédio moral e outras opressões e ampliar a participação e fortalecimento das mídias alternativas para uma nova democracia na telecomunicação do país.
Leia mais AQUI
É hoje o encontro com jornalistas sindicais e populares
A Chapa 2, Sindicato é pra lutar – Oposição de Verdade, convida os jornalistas sindicais e populares para um bate-papo nesta sexta-feira (28/6). Será às 19 horas, no Sindipetro/RJ. O endereço é Avenida Passos, 34, 3º andar (Centro). O objetivo é trocar informações sobre a realidade dos jornalistas de cada entidade sindical em popular e apresentar as propostas da Chapa 2 para o setor.
Festa dos jornalistas acontece nesta terça-feira
Nesta terça-feira, dia 2, irá acontecer a mais uma festa dos jornalistas “Mudar para ser feliz”, da chapa 2 “Sindicato é pra lutar!”, grupo de oposição ao Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro. O evento tem o objetivo de divulgar as propostas da chapa e reforçar a importância da sindicalização para a participação do processo. A festa terá início às 19h, com roda de samba e DJ, e será na Choperia Brazooka, na avenida Mem de Sá, 70, Lapa. Contribuição de R$10
Repudiamos a violência contra jornalistas por parte da polícia
A Chapa 2, Sindicato é pra lutar – Oposição de Verdade, repudia os inúmeros casos de violência policial contra manifestantes e jornalistas que cobrem os protestos contra o aumento das passagens, por saúde e educação pública e de qualidade, entre outras reivindicações. Mesmo identificados, jornalistas foram atingidos por balas de borracha, ou agredidos violentamente por policiais e até mesmo por seguranças privados, como aconteceu em Niterói. Fatos como estes são inadmissíveis. Na maioria dos casos a suspeita é de que houve intenção de atingir propositadamente os profissionais, o que, além de um crime previsto no Código Penal, configura um ataque à liberdade de imprensa, prática reiteradamente utilizada durante a ditadura militar. Repudiamos a extrema e descabida violência como tem agido a força policial, braço armado dos governantes, também, e mais intensamente contra os manifestantes. Nosso repúdio, às agressões por parte de manifestantes mais exaltadas contra equipes de jornalistas. Há que se entender que somos trabalhadores e não podemos pagar a conta pela manipulação da informação feita pelas empresas de comunicação.
Até 5 de julho, você ainda pode regularizar sua situação e votar para mudar o Sindicato
Atenção, colegas não filiados ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro ou que não estão em dia com as mensalidades. Ainda é possível regularizar o pagamento, com anistia dos atrasos referentes aos anos anteriores, e também se sindicalizar a tempo de votar nas próximas eleições, que vão ocorrer nos dias 16, 17 e 18 de julho. O prazo para a sindicalização e regularização do débito se encerra dia 5 de julho. Nunca é bom deixar pra última hora. Precisamos nos organizar para lutar pela nossa valorização, por nossos direitos e por condições de trabalho básicas para que possamos exercer o jornalismo de modo a cumprir o nosso papel profissional com qualidade, responsabilidade social, defesa dos direitos da população e da democracia. Se você está em atraso com o sindicato, tem direito a uma anistia, só tendo que quitar as mensalidades de janeiro a julho deste ano. O pagamento pode ser feito em várias parcelas mensais.
Leia mais AQUI
Lançada série de vídeos sobre a vida do jornalista
Foi lançado nesta quinta-feira, dia 27, o primeiro vídeo da série “Vida de Jornalista”. Esta primeira peça conta a história de um estagiário em uma entrevista de emprego e suas condições de trabalho. A série é uma contribuição voluntária de dois coletivos de comunicação, cultura e teatro para a campanha da chapa 2 “Sindicato é pra Lutar”.
Assista ao vídeo AQUI
Contribua você também com a chapa 2
Sindicalize-se
Organize encontros
Contribua pelo e-mail: chapasindicatopralutar@gmail.com
Curta nossa página: www.facebook.com/sindicatoepralutar

Mais notícias