Sindicato dos Jornalistas

sábado, maio 18, 2024
InícioDestaque 2É homenagem do TST ou piada de muito mau gosto?

É homenagem do TST ou piada de muito mau gosto?

Menos de um mês após jornalistas e radialistas da RedeTV! entrarem em estado de greve por falta de salário e pagamento de FGTS e benefícios, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) concedeu a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho de 2012 a Amilcare Dallevo Júnior, presidente da emissora.
Diante disso, e não poderia ser diferente, ex-funcionários da Manchete, da Bloch Editores e também profissionais que atuam hoje na própria RedeTV! manifestaram descontentamento em relação à honraria da Corte, que foi entregue em Brasília na última quarta-feira (8/8).
“Isso é um escárnio, é um retrato do que foi feito com a TV Manchete”, diz Luiz Santoro, ex-apresentador do telejornal da extinta emissora. A TV Ômega (nome oficial da RedeTV!), que comprou o que havia sobrado da empresa de Adolpho Bloch, recorre às instâncias mais altas do País, inclusive ao TST, para não ter que pagar o passivo trabalhista da Manchete. São mais de 900 profissionais, entre jornalistas e radialistas por exemplo, que aguardam por salários e FGTS.
Há ainda trabalhadores que morreram sem receber seus direitos acumulados durante anos de trabalho na emissora sediada na Rua do Russel – o que aumenta ainda mais a indignação diante da homenagem do TST a Dallevo. “É como premiar ou dar medalha a um traficante”, lamenta Santoro.
Além do presidente da RedeTV!, foram homenageados representantes de outros veículos de comunicação, como TV Globo e Record. A honraria do TST, entregue desde 1970, é direcionada a pessoas de diferentes áreas de atuação.
Durante a cerimônia, Dallevo afirmou que a condecoração é um reconhecimento pelos serviços prestados pela emissora. E, conforme o próprio TST, a honraria “destina-se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade.”
“A RedeTV! tem a prática de dizer que não tem nada a ver com os ex-empregados da Manchete. Mas isso não existe, eles compraram a empresa inteira”, salienta o presidente da Comissão de Ex-funcionários da Bloch Editores, José Carlos Jesus. “É um absurdo esta homenagem”, completa ele.
O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio teve sua primeira audiência com a RedeTV! no Ministério Público do Trabalho no último dia 16 de julho, após ter denunciado, em abril, a emissora por diversas irregularidades, como atraso em salário, férias e tíquete-refeição. Também em julho, representantes do Sindicato foram impedidos de entregar panfleto informativo na sede carioca da empresa, em Botafogo.
Foto: Assessoria de Comunicação TST
LEIA MAIS: Irregularidades na RedeTV! Rio são alvo do MP

Mais notícias