Sindicato dos Jornalistas

segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioFENAJSem categoriaFENAJ: Chapa 1 - Sou Jornalista, Sou Fenaj, lança manifesto à categoria

FENAJ: Chapa 1 – Sou Jornalista, Sou Fenaj, lança manifesto à categoria

A chapa 1 – Sou Jornalista, Sou Fenaj, encabeçada pelo atual presidente da Federação, Celso Schröder, lançou manifesto à categoria. “O Jornalismo nem estava consolidado como atividade profissional e os jornalistas já brigavam pelo reconhecimento da profissão e por condições dignas de trabalho”, diz.
O manifesto destaca que, cumprindo sua função sindical, a FENAJ “jamais caiu no imobilismo ou no ostracismo; esteve sempre à frente das lutas específicas da categoria e de importantes lutas do conjunto da sociedade brasileira”. E continua ressaltando que “a FENAJ é a protagonista, no Brasil e no mundo, na defesa do Jornalismo como atividade essencial às democracias e do Jornalista como profissional qualificado para exercer a atividade, na perspectiva de assegurar o direito da sociedade à informação”.
Por entender que não há bom Jornalismo sem a valorização dos jornalistas, “a FENAJ coordena as lutas nacionais por melhores salários, pela melhoria das condições de trabalho e de segurança, pelo combate à violência contra os jornalistas e a impunidade, pelo fim das fraudes nas relações de trabalho e pelo respeito ao jornalista como autor intelectual de sua obra”.
O manifesto lembra que a FENAJ tem participação efetiva e destacada na luta pela democratização da comunicação. “É protagonista dos principais debates acerca da comunicação”, e cita a necessidade de um novo marco regulatório para o setor, que contemple a criação do Conselho Nacional de Comunicação, a regionalização da produção cultural, artística e jornalística, o disciplinamento das concessões para emissoras de rádio e TV, o combate à propriedade cruzada e a aprovação de uma nova Lei de Imprensa.
Para a chapa, “a FENAJ e os Sindicatos parceiros querem prosseguir cumprindo o seu destino: defender o Jornalismo e os Jornalistas”. Assim, destaca lutas que devem prosseguir: a aprovação definitiva da PEC do Diploma, a criação do Piso Nacional dos Jornalistas, e a implementação de um Protocolo de Segurança para Jornalistas em Situação de Risco; criação do Observatório da Violência contra Jornalistas e Outros Profissionais da Comunicação e aprovação do projeto que federaliza as investigações de crimes contra jornalistas.
Para saber mais sobre a chapa 1, acesse: facebook.com/SouFenaj. Twiter: @soufenaj

Mais notícias