Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasJORNALISTAS APROVAM CURSO SOBRE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA MAIS VISIBILIDADE DE NOTÍCIAS

JORNALISTAS APROVAM CURSO SOBRE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA MAIS VISIBILIDADE DE NOTÍCIAS

A casa dos jornalistas profissionais do município do Rio de Janeiro recebeu no último sábado (09) um grupo de jornalistas interessados em conhecer um pouco mais sobre uma nova área de atividade profissional: a técnica de SEO para jornalistas, aplicada em sites de notícias e institucionais.
O curso ministrado por André Falcão, diretor da empresa SE10 Projetos Digitais, buscou ensinar a forma correta para indexar e melhor rankear um site dentro de mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo.
“Como esse foi um curso voltado para jornalistas, focamos na importância das palavras-chave, a estrutura dos textos e a utilização correta das ferramentas de publicação de conteúdo e suas marcações, as chamadas de tags. No final, falamos sobre mensurar os resultados através de ferramentas de análise de audiência, como o Google Analytics”, disse Falcão, que desenvolveu os portais de O Dia, Meia Hora, Terra e UOL, entre outros.
De acordo com ele, a proposta de ensino foi especialmente voltada para a linguagem do jornalista: “apresentamos o que ele deve realmente fazer e o que ele deve saber, que são os procedimentos técnicos que norteiam o processo”.
Isabel Pacheco, do site Rio de Lazer, acredita que aprendeu a melhor posicionar sua página. “Certamente, terei mais sucesso”.
Outro colega que avaliou positivamente o curso, foi o jornalista André Bürger: “Estou achando ótimo aprender sobre essas novas tecnologias e a gestão dessas ferramentas digitais para melhorar visibilidade e do conteúdo produzido”.
O curso SEO para jornalistas foi uma promoção conjunta do Reinventar/JornalistasRJ e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).

Mais notícias