Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasNo aniversário de 9 anos da EBC, trabalhadores fazem ato no Rio...

No aniversário de 9 anos da EBC, trabalhadores fazem ato no Rio e reivindicam reabertura de negociações

Um ato público de jornalistas e radialistas nesta sexta-feira (28/10), no Rio, lembrou os nove anos da criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ocorrida em 25 de outubro de 2007. Em meio a ameaças de desmonte da emissora e de intransigência nas negociações salariais, trabalhadores da empresa e diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro – SJPMRJ – e do Sindicato dos Radialistas do Estado do Rio de Janeiro reafirmaram compromissos com a comunicação pública de qualidade, com a independência editorial de patrões e governos e com a democratização da comunicação. O ato foi realizado na frente da sede da emissora, no Centro do Rio.
GALERIA DE FOTOS: confira as imagens do ato público da EBC
Em seguida, os trabalhadores participaram de sessão da assembleia convocada pelo SJPMRJ em que foi aprovado – e já começou a circular – um abaixo-assinado nacional dos funcionários da EBC pela reabertura das negociações. Isso porque, após iniciar as conversas com os sindicatos, a emissora decidiu, unilateralmente, suspender o diálogo. O documento assinado pelos jornalistas e radialistas reivindica que a empresa apresente um novo cronograma de negociações até o próximo dia quatro de novembro.
Os trabalhadores também ratificaram a posição de que só será aceito um acordo coletivo que tenha sido negociado pelos sindicatos de base e aprovado por assembleia. Foi anunciada ainda a saída da Contcoop, comunicada pela confederação por ofício, na semana passada, do processo de negociação. Na próxima sessão de assembleia, os funcionários da EBC devem definir a participação de entidades nacionais – Fenaj, dos jornalistas, e Fitert, dos radialistas – na mesa de negociações.

Mais notícias