Sindicato dos Jornalistas

terça-feira, novembro 26, 2024
InícioDestaqueNosso Sindicato precisa de socorro

Nosso Sindicato precisa de socorro

Mais do que nunca, precisa de você!

Responsável por importantes conquistas da nossa categoria ao longo de sua trajetória, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro está vivendo a maior crise da sua história. Mais do que nunca, a entidade precisa ser abraçada pelos jornalistas cariocas. É imprescindível organizarmos um movimento que busque, de todas as formas e de maneira inadiável, a sobrevivência da nossa Casa.
Em junho de 2017, numa edição especial do LIDÃO , já apontávamos os graves problemas financeiros que afetavam a vida do Sindicato. A atual diretoria, empossada em agosto de 2016, havia herdado uma situação caótica, com a entidade literalmente quebrada. Além do caixa zerado, dívidas vultosas junto ao INSS e em decorrência de ação trabalhista proposta por ex-funcionário do Sindicato dificultavam qualquer ação saneadora.
Para fazer frente aos compromissos emergenciais, a diretoria foi obrigada a recorrer ao apoio financeiro dos próprios diretores e a empréstimos com outras entidades coirmãs, como a CUT Nacional, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e o Sindicato dos Professores do Rio.
O segundo semestre de 2016 e o ano de 2017 foram de trabalho duro, racionalização de recursos, diminuição da máquina administrativa, economia em todos os sentidos e busca de instrumentos que pudessem representar uma luz no fim do túnel. Parte da categoria atendeu ao nosso pedido de socorro. Muitos jornalistas colocaram em dia suas mensalidades, outros retornaram ao quadro de sócios, e não fizeram oposição a contribuições no fechamento das campanhas salariais em 2016 e no início de 2017.  
Ainda contando com recursos provenientes do imposto sindical, foi possível inverter uma situação de déficit de R$ 408 mil em dezembro de 2016 para uma situação de superávit de R$ 121 mil em dezembro de 2017. Mas isto não foi o bastante.


Com a malfadada reforma trabalhista e o fim da cobrança automática do imposto sindical, em março deste ano o Sindicato perdeu sua principal fonte de receita. E a entidade, como muitas outras, não contava com a “gordura” necessária para se adequar aos novos tempos.
Para piorar, o não fechamento das Convenções Coletivas de Trabalho em 2018 – por conta da intransigência do patronato que busca de todas as formas reduzir direitos dos trabalhadores –, impediu que entrasse recurso no caixa da entidade a título de contribuição assistencial, sem falar na redução do mercado de trabalho formal do jornalista, o que prejudica novas sindicalizações e, por outro lado, aumenta a inadimplência de quem já é filiado.
Em consequência, o superávit alcançado com muito esforço no final de 2017 virou fumaça e a situação financeira do Sindicato voltou a se agravar.
No momento, estamos com diversos compromissos novamente atrasados: salários, encargos trabalhistas, condomínio, assessoria jurídica etc. E seguramente não existe alternativa que se vislumbre sem o forte envolvimento da categoria.
Diante desse quadro de possível fechamento do Sindicato, estamos chamando todos os jornalistas cariocas para uma campanha de união pelo salvamento da nossa entidade. Sem a ajuda de todos não conseguiremos manter a entidade aberta e funcionando plenamente. Por isso, ressaltamos a necessidade da sindicalização e da regularização de quem está com mensalidades atrasadas.
A sindicalização pode ser feita clicando aqui.
Quem já é sindicalizado, mas está com as mensalidades atrasadas, pode regularizar sua situação. Mande um e-mail para recadastramento@jornalistas.org.br ou ligue para o Sindicato: 3906-2450 ou 99278-2137.
O SJPMRJ oferece aos associados três maneiras de quitar a mensalidade:
– Pagamento presencial na sede do Sindicato;
– Transferência entre contas;
– Cartão de crédito (em até 3 vezes).
A transferência bancária deve ser feita para:
Banco do Brasil
Agência 2975-0
Conta 43186-9
CNPJ: 34.057.448/0001-63

Juntos, somos fortes!

Mais notícias