Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasNota de repúdio à violência contra jornalistas no VLT Carioca

Nota de repúdio à violência contra jornalistas no VLT Carioca

Foi com indignação que a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) recebeu o relato do fato ocorrido com o jornalista Gustavo Ribeiro e com o fotojornalista Sandro Vox em pleno exercício da profissão, no momento da apuração de uma matéria sobre o VLT Carioca.
Conforme descrito, o episódio configura falta de respeito ao trabalho jornalístico e tentativa de cerceamento da liberdade de imprensa, o que torna o fato ainda mais grave por ter ocorrido em espaço público. Portanto, os jornalistas não faltaram com a ética profissional, estando comprometidos com a busca da informação.
O relato do jornalista Gustavo Ribeiro bate à nossa porta justamente no momento em que o SJPMRJ sediou o lançamento do Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, publicado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que revela o crescimento da violência contra os jornalistas em 2016.
A direção do SJPMRJ espera, com ações efetivas e a união da classe, diminuir as estatísticas apresentadas no relatório divulgado nesta quinta-feira (12), que mostrou que as agressões físicas (36,03%), verbais (16,15%) e as ameaças ou intimidação (14,91%) estiveram presentes em situações ocorridas com diversos jornalistas no ano passado.
Repudiamos veementemente a falta de respeito para com os colegas da imprensa, já que a liberdade de expressão é um direito supremo da sociedade e condição fundamental para o Estado de Direito.
A Diretoria

Mais notícias