Sindicato dos Jornalistas

segunda-feira, abril 29, 2024
InícioNotíciasNota pública sobre as agressões sofridas pelo jornalista Henrique Coelho

Nota pública sobre as agressões sofridas pelo jornalista Henrique Coelho

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro manifesta total repúdio à violência promovida, nesta segunda-feira (10/11) contra o jornalista Henrique Coelho, repórter do portal G1. Ele apurava dados sobre o déficit habitacional, na Avenida Itaoca, no Complexo do Alemão, na Zona Norte, onde ocorria uma operação policial. O Sindicato exige apuração rigorosa das circunstâncias do crime, com a identificação e responsabilização criminal dos agressores que o feriram na cabeça e nos braços.
Henrique foi sequestrado, espancado com um pedaço de pau e levou uma coronhada na cabeça depois de confundido com um policial militar. Ele foi libertado após a aproximação de PMs e dos apelos de representantes da associação de moradores do local, uma área com UPP. O Sindicato verificou que o repórter recebeu pronto atendimento médico, levado inicialmente por policiais militares para uma UPA e depois para um hospital particular.
O Sindicato recomendou, por intermédio da família, que seja providenciado o Registro de Ocorrência (R.O.) do caso em delegacia. Solicitamos o envio de uma cópia do documento para o nosso setor jurídico, que está à disposição do profissional. O R.O. fortalece a cobrança às autoridades de uma política de segurança pública capaz de garantir condições para o exercício profissional sem ameaça à integridade física de qualquer pessoa.
Vamos verificar se, nesse caso em especial, foram observadas as 16 recomendações de segurança que o Ministério Público do Trabalho elaborou a partir de denúncia do Sindicato e das quais todas as empresas foram notificadas. Reivindicamos que tais recomendações sejam cumpridas integralmente pela empresa.
Entre junho de 2013 e outubro de 2014, o Sindicato tomou conhecimento e providências em relação a 114 casos de violência contra jornalistas no município do Rio de Janeiro. Esses casos ocorreram durante a cobertura de manifestações públicas nas ruas ou em favelas. Com o objetivo de discutir a segurança dos jornalistas, será realizada uma audiência pública, nesta quarta-feira (12/11), das 9h às 12h, no auditório da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Rua Erasmo Braga 115/ 4ª andar – Centro do Rio). Para participar, basta se inscrever no site www.emerj.tjrj.jus.br
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro

Mais notícias