Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 26, 2024
InícioCOJIRAParticipe da oficina: como material jornalístico, documentários e publicidade podem construir uma...

Participe da oficina: como material jornalístico, documentários e publicidade podem construir uma sociedade antirracista?

A oficina “Lei 10.639/03: para além do chão da escola, a construção de uma sociedade antirracista” realizada por mestrandas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, começa a responder a esta pergunta no próximo dia 14 de dezembro, quarta-feira, às 16 horas, no auditório do Sindicato (Rua Evaristo da Veiga 16,17º andar – Centro).
O objetivo desta oficina é sensibilizar o público em geral e profissionais e estudantes do ensino superior (especialmente da área de Comunicação Social) para o conhecimento mais aprofundado da lei federal 10.639/03 (que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)) e seu importante papel na promoção de uma sociedade antirracista. Vale lembrar que o tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último dia 4, foi “Caminhos para combater o racismo no Brasil”, que pediu ao candidato para apresentar “proposta de intervenção que respeite os direitos humanos”.
Metodologia da oficina
Partindo do curta-metragem Alma no olho de Zózimo Bulbul, da leitura de obras de Anibal Quijano, Aimé Césaire, Frantz Fanon, Thomas Skidmore, Kabenguele Munanga, Lélia Gonzalez, Lia Vieira, Maria Elena Viana Souza e dos documentos oficiais que regulamentam a Lei 10.639/03, sugerimos refletir em como as matérias jornalísticas, livros didáticos e propagandas publicitárias podem se constituir em um material pedagógico antirracista e, a partir desta análise, que se dará por meio de uma construção coletiva de conhecimento, pensar como têm se dado a formação étnico-racial nos cursos superiores.
A oficina “Lei 10.639/03: para além do chão da escola, a construção de uma sociedade antirracista“ precede a exibição do documentário “Menino 23: infâncias perdidas no Brasil” promovida pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do sindicato (Cojira/Sindijor-Rio) e com o apoio da produtora Giros responsável pelo filme. Esta sessão será seguida de debate com as participações de Rossana Giesteira da Giros e da professora Maria Elena Viana Souza coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos Étnico-raciais (GEPEER) do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), de cujo grupo fazem parte as mestrandas que realizam a oficina.
O Sindicato e a Cojira-Rio lembram mais uma vez, neste dia, a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos ocorrida durante a terceira assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948.
OBS: Será emitido certificado de presença a quem também assistir ao documentário.

SERVIÇO
O quê?
Oficina “Lei 10.639/03: para além do chão da escola, a construção de uma sociedade antirracista”
Quando?
Quarta-feira, 14/12
Que horas?
16h
Onde?
Auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar – Centro)

Mais notícias