Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasQuer ser jurado em um processo penal?

Quer ser jurado em um processo penal?

Se você gosta de julgar, com imparcialidade, crimes de diversos tipos, contribuindo para a penalidade ou liberdade de um acusado, você pode se tornar jurado em um processo criminal.

O convite ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro partiu do II Tribunal do Júri da Comarca da Capital, que receberá as indicações até o dia 04 de agosto. No entanto, a aprovação do nome indicado só será conhecida no dia 10 de outubro. E os selecionados só atuarão em 2018.
Vale ressaltar que os jurados têm acesso aos autos processuais, cabendo a eles, em um julgamento, formular perguntas ao réu e às testemunhas, por intermédio do juiz presidente, e requerer acareações, esclarecimento de peritos, entre outras funções. No exercício dessa função, nenhum desconto será feito nos vencimentos ou salário do jurado sorteado que comparecer à sessão do júri.
Para ser jurado, o candidato precisa ter mais de 18 anos, residir no município do Rio de Janeiro, ter notória idoneidade moral e informar seu nome, qualificação completa e profissão, endereço completo e todos seus telefones (residencial, profissional e celular). Se você quer ser um jurado, envie os dados solicitados para o email sindicato-rio@jornalistas.org.br. Mas, atenção! O serviço de jurado é obrigatório, por lei. Dessa forma, não é possível voltar atrás, sob pena de sofrer sanções legais.

Mais notícias