Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasSindicato e Comissão cobram fortalecimento da EBC-RJ

Sindicato e Comissão cobram fortalecimento da EBC-RJ

O Sindicato dos Jornalistas e a Comissão de Empregados da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estiveram reunidos nesta terça-feira (24/2) com integrantes da diretoria executiva da empresa. Os diretores constituíram no Rio um grupo de trabalho que atua como uma força-tarefa para tentar resolver a crise pela qual a segunda maior praça da EBC está passando.
Na ocasião, foi entregue pela Comissão de Empregados uma carta elaborada pelo conjunto de trabalhadores do Rio de Janeiro sobre a situação de trabalho e as principais demandas na praça. A elaboração do documento foi aprovada em Assembléia local de trabalhadores e uma versão ampliada e mais detalhada deve ser encaminhada em breve aos diretores. Entre os pontos de pauta, estavam questões relacionadas à precarização da infraestrutura e das condições de trabalho na empresa, um processo que se agravou no final do ano passado, com a saída da Associação de Comunicação Educativa (Acerp) da estrutura da EBC. Essa mudança estava prevista desde a criação da EBC, em 2007, mas mesmo assim não foi planejada o suficiente para evitar que os trabalhadores sejam submetidos ao calor nos estúdios, redações, ilhas de edição e outras dependências; ao risco de incêndio, uma vez que a manutenção preventiva dos extintores, marcada para agosto, não foi feita; à falta de água e a problemas como privadas entupidas e banheiros interditados devido à falta de manutenção predial.
Fora as questões estruturais, os representantes reforçaram a importância do diálogo com os gestores, no sentido de cumprimento do Acordo Coletivo, como a divulgação das escalas no prazo previsto e o fim do assédio moral. Os trabalhadores cobraram também que a empresa se empenhe para investigar as responsabilidades sobre o fato de a Rádio Nacional AM ter ficado fora do durante o Carnaval. Foi a primeira vez na história em que os ouvintes da emissora não puderam acompanhar a transmissão do desfile das escolas de samba. Um morador do município de São Gonçalo foi pessoalmente até a empresa cobrar a volta da rádio.
RESPOSTAS DA EMPRESA
Acerca da possibilidade de sucateamento da praça do Rio de Janeiro, a superintendente regional, Joice Pacheco, foi enfática ao afirmar que trata-se de “fábula” e negou quaisquer tentativas de esvaziar aquele que, de acordo com a lei de criação da EBC, deveria ser o principal pólo de produção da rede pública de TV. A superintendente informou que o ar condicionado central do prédio da Gomes Freire ficará pronto até o dia 15/3.
A empresa se comprometeu a entregar, na semana que vem, um cronograma com definição de prazos e prioridades para a resolução dos problemas de infraestrutura. A força-tarefa, composta inclusive por trabalhadores de Brasília, já está trabalhando para levantar as demandas dos setores. Também foi fechado o compromisso (em data a ser agendada) de uma reunião entre as entidades representativas dos trabalhadores do Rio, o novo diretor-geral, Américo Martins, e a gerente de RH, Simei Spada. A pauta é produção de conteúdo, assédio moral e relações de trabalho na EBC/RJ.

Mais notícias