Sindicato dos Jornalistas

segunda-feira, abril 29, 2024
InícioFENAJSem categoriaSindicato realiza assembleia nesta terça (23/02) para reformar Estatuto

Sindicato realiza assembleia nesta terça (23/02) para reformar Estatuto

Mudar para melhorar. O Sindicato realiza nesta terça-feira (23/02), às 20h, assembleia para a reforma do Estatuto da entidade. A mudança tem o objetivo de adequar o texto ao novo Código Civil e aprofundar a democracia e a participação dos jornalistas nas decisões da categoria. Não estão em debate alterações nas regras eleitorais do Sindicato. O encontro será no auditório João Saldanha (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar – Centro).
A principal alteração em debate é o fim do presidencialismo e a adoção de um colegiado na diretoria. A ideia é que os diretores se dividam por secretarias temáticas, com coordenações rotativas: assuntos jurídicos, administração e finanças, combate às opressões, comunicação, formação sindical e relações institucionais. Cada uma dessas terá três diretores, que se revezarão na coordenação da diretoria a cada ano. Os coordenadores formarão uma executiva, que será rotativa, e terá participação de todos os membros da diretoria.
Acesse aqui o atual texto do Estatuto
A reforma abrange ainda mecanismos para impedir que a diretoria negocie acordos que resultem em perda ou redução de direitos. Há propostas ainda para alterar os prazos de convocação de assembleias, ordinárias e extraordinárias, vetar a participação de diretores em mais de dois mandatos consecutivos, mudar o sistema de cobrança das mensalidades, separar a eleição do conselho fiscal da realizada para escolher a diretoria – para garantir a independência real do conselho -, aprofundar e detalhar a organização por local de trabalho e o Conselho de Representantes. A assembleia discutirá a participação dos futuros jornalistas como forma de construir novos espaços de representação estudantil.
As propostas que serão debatidas foram formuladas em plenária realizada no Sindicato em novembro do ano passado. Desde então, o Sindicato recebe sugestões – em nossa página no Facebook – para possíveis mudanças no nosso Estatuto. Acesse aqui e envie a sua.

Mais notícias