Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 26, 2024
InícioDestaque 2TV Brasil regulariza contratação de repórteres cinematográficos

TV Brasil regulariza contratação de repórteres cinematográficos

O Sindicato dos Jornalistas obteve importante vitória nesta semana: a TV Brasil regularizou a situação de profissionais que exerciam função de repórter cinematográfico, mas eram contratados como operadores de câmera. Assim, na virada do mês de fevereiro para março, 12 profissionais passam a ser reconhecidos como jornalistas na emissora.
No dia 1º de agosto do ano passado, o Sindicato dos Jornalistas levou ao Ministério Público do Trabalho denúncia sobre casos de contratação irregular por parte da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), provedora de conteúdo para a TV Brasil.
Em audiência em janeiro deste ano, a Procuradoria do Trabalho ouviu relatos da denúncia por parte de diretores do Sindicato. A Acerp, para evitar um iminente Termo de Ajustamento de Conduta, promoveu as alterações.
Reconhecidos como repórteres cinematográficos, os profissionais passam agora a ter espaço na redação junto a chefes de reportagens e editores e recebem direito ao reajuste pelo dissídio dos jornalistas e atualização salarial.
Um dos que estava nesta situação de contratação irregular e foi lembrado pelos jornalistas na redação da TV Brasil nesta semana, quando foi anunciada a regularização dos casos, era Gelson Domingos – jornalista morto em novembro do ano passado na favela de Antares, no Rio, enquanto cobria operação policial para a Band.
Gelson era contratado como operador de câmera, função que costuma ter remuneração inferior à de repórter cinematográfico e pertence às funções de radialista. Um operador de câmera trabalha em estúdio, sendo orientado por diretores. Justamente por esta remuneração mais baixa, Gelson tinha dois empregos e também exercia a função de repórter cinematográfico na Band.
O Sindicato dos Jornalistas pressionou a Acerp para rever as contratações durante várias reuniões entre as entidades. Porém, como Associação não alterou a situação, o caso foi levado ao Ministério Público. Nesta quinta-feira (1º/3), a Acerp deve informar em audiência na Procuradoria do Trabalho a regularização dos profissionais.
*Texto atualizado.
*Atualização às 16h29 de quinta-feira (1º/3): em audiência realizada na tarde desta quinta-feira com o Sindicato, na Procuradoria do Trabalho, a Acerp apresentou documentos que comprovam a “reestruturação” no departamento de jornalismo. Pontos como auxiliar técnico exercendo função de motorista e banco de horas ainda estão pendentes.
LEIA MAIS: Sindicato vai denunciar Rede TV por desrespeito a profissionais.

Mais notícias