Assembleia extraordinária aprovou, nesta noite de segunda-feira (29/2), o fim do presidencialismo na diretoria colegiada do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. A medida representa um avanço na busca de um modelo de sindicato mais democrático e pautado na construção coletiva da luta em defesa dos direitos da categoria. Essa foi uma das principais mudanças aprovadas na assembleia convocada para a reforma do Estatuto do Sindicato e que se realizou entre 20h e 1h. Uma nova assembleia dará continuidade às votações no próximo 14/03, às 19h30, no auditório João Saldanha (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar – Centro). Participe!
De acordo com o novo modelo aprovado, a diretoria colegiada será formada por 15 jornalistas profissionais e terá caráter deliberativo, com quórum mínimo de oito diretores. Dessa diretoria, cinco jornalistas vão compor uma Executiva, e os demais se dividirão entre 1º suplentes e 2º suplentes. A Executiva será formada pelas diretorias de Comunicação; Administração e Finanças; Jurídico; Relações Institucionais/ Combate às Opressões nas Relações de Trabalho; Formação. Para as reuniões da Executiva, o quórum mínimo será de três membros.
A assembleia também decidiu aprovar a eleição em separado dos membros do Conselho Fiscal. Hoje, os jornalistas que desejam integrar o Conselho precisam estar vinculados às chapas que concorrem à diretoria do Sindicato. A mudança visa dar mais independência à análise das contas e à fiscalização do patrimônio da nossa categoria. O Conselho Fiscal será composto por três jornalistas titulares e três suplentes. A eleição será concomitante à da direção.
Foram rejeitadas pela assembleia propostas que acrescentavam cotas raciais e de gênero nas chapas em disputa pela direção e que restringiam a candidatura de jornalistas que ocupam cargos executivos ou que são empregadores da categoria.
Os associados aprovaram mudanças nos artigos 1º e 2º do Capítulo I do Estatuto, que trata da constituição e dos objetivos e deveres do Sindicato. Foi referendada a revisão da redação do artigo 1º para as normas do novo Código Civil – substituição do termo ‘sociedade civil’ por ‘associação civil’ – e dois novos tópicos no artigo 2º: “XIII) defender o direito à comunicação e à informação como princípio fundamental para a garantia da democracia” e “XIV) engajar-se no combate a qualquer tipo de opressão nas relações de trabalho e em defesa dos Direitos Humanos”.
Nova assembleia para reforma do Estatuto será no dia 14/03
O texto apreciado na assembleia é resultado das discussões dos jornalistas que participaram da plenária preparatória da reforma do Estatuto, realizada pelo Sindicato em novembro último. Desde então, os associados puderam enviar propostas para aprimorar o texto em um evento criado no Facebook e também pelos nossos canais de atendimento. As propostas foram formatadas ao texto do Estatuto pela assessoria jurídica do Sindicato, com a supervisão da diretoria. Confira aqui a proposta ainda sem as alterações aprovadas nesta segunda.
A votação avançou a madrugada no auditório João Saldanha, mas não foi suficiente para dar conta dos mais de 50 destaques propostos pelos associados para debate e votação. Foi decidida pelos presentes, então, a realização de uma nova assembleia no dia 14/03, segunda-feira, às 19h30, no Sindicato. Participe e contribua para o fortalecimento do instrumento de luta da nossa categoria.