Sindicato dos Jornalistas

terça-feira, abril 30, 2024
InícioDestaqueAssembleia de jornalistas do Rio aprova fim do presidencialismo no Sindicato

Assembleia de jornalistas do Rio aprova fim do presidencialismo no Sindicato

Assembleia extraordinária aprovou, nesta noite de segunda-feira (29/2), o fim do presidencialismo na diretoria colegiada do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. A medida representa um avanço na busca de um modelo de sindicato mais democrático e pautado na construção coletiva da luta em defesa dos direitos da categoria. Essa foi uma das principais mudanças aprovadas na assembleia convocada para a reforma do Estatuto do Sindicato e que se realizou entre 20h e 1h. Uma nova assembleia dará continuidade às votações no próximo 14/03, às 19h30, no auditório João Saldanha (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar – Centro). Participe!
De acordo com o novo modelo aprovado, a diretoria colegiada será formada por 15 jornalistas profissionais e terá caráter deliberativo, com quórum mínimo de oito diretores. Dessa diretoria, cinco jornalistas vão compor uma Executiva, e os demais se dividirão entre 1º suplentes e 2º suplentes. A Executiva será formada pelas diretorias de Comunicação; Administração e Finanças; Jurídico; Relações Institucionais/ Combate às Opressões nas Relações de Trabalho; Formação. Para as reuniões da Executiva, o quórum mínimo será de três membros.
A assembleia também decidiu aprovar a eleição em separado dos membros do Conselho Fiscal. Hoje, os jornalistas que desejam integrar o Conselho precisam estar vinculados às chapas que concorrem à diretoria do Sindicato. A mudança visa dar mais independência à análise das contas e à fiscalização do patrimônio da nossa categoria. O Conselho Fiscal será composto por três jornalistas titulares e três suplentes. A eleição será concomitante à da direção.
Foram rejeitadas pela assembleia propostas que acrescentavam cotas raciais e de gênero nas chapas em disputa pela direção e que restringiam a candidatura de jornalistas que ocupam cargos executivos ou que são empregadores da categoria.
Os associados aprovaram mudanças nos artigos 1º e 2º do Capítulo I do Estatuto, que trata da constituição e dos objetivos e deveres do Sindicato. Foi referendada a revisão da redação do artigo 1º para as normas do novo Código Civil – substituição do termo ‘sociedade civil’ por ‘associação civil’ – e dois novos tópicos no artigo 2º: “XIII) defender o direito à comunicação e à informação como princípio fundamental para a garantia da democracia” e “XIV) engajar-se no combate a qualquer tipo de opressão nas relações de trabalho e em defesa dos Direitos Humanos”.
Nova assembleia para reforma do Estatuto será no dia 14/03
O texto apreciado na assembleia é resultado das discussões dos jornalistas que participaram da plenária preparatória da reforma do Estatuto, realizada pelo Sindicato em novembro último. Desde então, os associados puderam enviar propostas para aprimorar o texto em um evento criado no Facebook e também pelos nossos canais de atendimento. As propostas foram formatadas ao texto do Estatuto pela assessoria jurídica do Sindicato, com a supervisão da diretoria. Confira aqui a proposta ainda sem as alterações aprovadas nesta segunda.
A votação avançou a madrugada no auditório João Saldanha, mas não foi suficiente para dar conta dos mais de 50 destaques propostos pelos associados para debate e votação. Foi decidida pelos presentes, então, a realização de uma nova assembleia no dia 14/03, segunda-feira, às 19h30, no Sindicato. Participe e contribua para o fortalecimento do instrumento de luta da nossa categoria.

Mais notícias